O Programa Comunidades de Angra da Prefeitura de Angra dos Reis encerrou ontem, dia 22 de novembro, a primeira etapa das reuniões no Morro da Fortaleza fazendo uma grande confraternização com os moradores entregando o Plano de Transformação da comunidade.
O evento contou com as presenças dos coordenadores do Programa Comunidades de Angra, de todos os representantes eleitos do Comitê Comunitário da Fortaleza e diversos representantes das secretarias municipais, como o Diretor do SAAE, Carlos Alberto Marcatti.
O Plano de Transformação da Fortaleza contém o Plano de Ações que são as obras prioritárias que deverão ser realizadas a curto tempo e o Plano de Intenções onde foram priorizadas as obras para médio e longo prazo escolhidas e debatidas por todos que participaram das 10 reuniões na localidade com os representantes da Prefeitura.
Na Fortaleza, a Prefeitura, mesmo antes do início do Programa Comunidades de Angra, já havia iniciado uma grande obra de redimensionamento da rede de esgoto que era uma necessidade antiga da comunidade que cresceu muito nos últimos anos e estava tendo problemas com o esgotamento sanitário porque a rede antiga não estava suportando a demanda. A obra se desenrolou durante as reuniões e está sendo finalizada.
Representando a comunidade na festa de encerramento, a representante do Comitê Comunitário, Maria Silva da Costa, conhecida como Fátima, agradeceu a todos da comunidade por terem acreditado nas reuniões e comparecido a todas às convocações. Agradeceu aos representantes da Prefeitura e alertou que os planos que sonharam para a Fortaleza só sairão do papel verdadeiramente se todos se unirem e lutarem por eles.
_ A Prefeitura mesmo sabendo que não contava com crédito total na comunidade realizou as reuniões com seriedade, discutiu, nos ouviu e nos apresentou propostas. Agora é com a gente. Se ficarmos de braços cruzados esperando que a Prefeitura faça, não vai sair nada. Este plano que está na minha mão é um sonho de todos nós. Temos que fazer de tudo para que ele aconteça- afirmou Fátima.
Um dos coordenadores do Programa, Pedro França, leu para os presentes a mensagem do Prefeito Fernando Jordão para a comunidade reforçando às expectativas de Fátima e dos moradores, dizendo que “o governo sozinho pode fazer pouco. A sociedade pode fazer muito. Mas, governo e sociedade juntos podem fazer tudo” .
Com o Programa Comunidade de Angra, os moradores do Fortaleza esperam chegar a uma “Comunidade unida, consciente, alegre, fraterna e solidária, que valoriza suas raízes e memórias, com cidadãos ativos e qualificados, que respeitam as diferenças e o próximo, vivendo em um bairro limpo, bonito e preservado, com qualidade de vida para todos”.
Diversas ações prioritárias foram decididas para a comunidade como abertura de ruas, construção de calçadas e guarda-corpos, melhorias nas escadarias, levantamento sobre áreas de risco, melhorias nas instalações elétricas, criação de cooperativa de reciclagem, obras de drenagem, limpeza de bueiros , dentre outras.