Na manhã desta sexta-feira, dia 13, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa - acompanhado do secretário de Obras, Cláudio Lima Sírio, demais membros do Governo Municipal e de líderes comunitários - visitou as obras de construção do Hospital da Japuíba, que será referência para a região.
As obras estão ainda na fase estrutural, mas já é possível vislumbrar as melhorias na saúde que o empreendimento vai possibilitar. A construção do hospital está orçada em 8 milhões 924 mil 435 reais. O projeto para o Hospital da Japuíba foi elaborado em 2004, para ser construído num terreno do bairro com 6 mil 175 metros quadrados, próximo à Rodovia Rio-Santos, com o objetivo de agilizar a mobilidade do atendimento de emergência.
O secretário Bento também caminhou pelo bairro conversando com a população. Na Rua Muricana, os moradores pediram melhoramento no escoamento das águas pluviais e quebra-molas para evitar o excesso de velocidade dos motoristas imprudentes. Já na Rua Benedito Soares, a maior reivindicação é quanto ao escoamento do esgoto num braço do Rio Japuíba. Bento determinou ao secretário de Obras que faça um estudo para ver qual a melhor solução para o local, acabando com o problema de uma vez por todas. A comitiva também este na Rua Cabo Frio, onde os moradores reivindicam urbanização da área às margens do Rio Japuíba com a construção de um calçadão e praça, além do recapeamento asfáltico.
Bento ouviu atentamente a todos e se comprometeu em viabilizar todas as melhorias no tempo em que os processos exigem.
-Queremos ouvir a população porque ela é quem mais sabe o que é necessário para melhorar o dia-a-dia desta ou daquela comunidade. Por isso, estou visitando os bairros com os demais secretários para efetuarmos uma ação conjunto como determinou o Prefeito Fernando Jordão -, ressaltou o secretário de Integração Governamental.
Hospital da Japuíba
O projeto do Hospital da Japuíba foi desenvolvido com todo o cuidado pela Secretaria de Obras. Será um prédio de três pavimentos: o primeiro com 2 mil 843 metros quadrados; o segundo com 2 mil 344 metros quadrados; e o terceiro com 2 mil 336 metros quadrados. Também haverá um anexo de dois pavimentos, com área térrea de 413 metros quadrados e o segundo pavimento com 124 metros quadrados. Neste local, será instalado o almoxarifado, a farmácia, o setor de manutenção, zeladoria e morgue (necrotério). Haverá ainda uma área reservada para guarda do lixo hospitalar e outra para o lixo não infectado.
O primeiro pavimento vai abrigar uma grande emergência com sala de politrauma, dois leitos para atendimento imediato, sala de pequena cirurgia, sala de procedimentos infectados e sala para bucomaxilar. Ainda no primeiro andar, haverá serviço de pronto atendimento com consultórios, salas de observação masculina, feminina, pediátrica e psiquiátrica; e setores de diagnose e terapêutica com sala de imagem e laboratórios. Também neste pavimento, funcionarão setores de apoio e administrativo, CCIHI, refeitório, cozinha, cantina, despensa, depósito, vestiário de funcionários e estoque de roupa suja. O serviço de lavanderia e alimentação para pacientes serão terceirizados.
No segundo pavimento haverá um centro cirúrgico com cinco salas: três para pequenas, uma para médias e uma para grandes cirurgias. Também terá sala de pós-anestésico com seis leitos, sala para guarda de material anestésico, sala para guarda de equipamento de Raio X, expurgo, posto de enfermagem e estar médico. O segundo andar terá ainda enfermarias cirúrgicas com duas enfermarias masculinas de 13 leitos no total e duas femininas com 14 leitos ao todo, além de uma enfermaria com quatro leitos pediátricos. Todas as enfermarias terão banheiros. Compõem este pavimento, postos de enfermagem, isolamentos femininos, masculinos e pediátricos; UTI com 10 leitos (isolamento, laboratório, repouso médico, expurgo e rouparia); repouso médico; repouso de enfermagem; e setores de apoio, copa, farmácia, rouparia, biblioteca, auditório, central de esterilização.
Já no terceiro pavimento, haverá quatro enfermarias femininas com 22 leitos ao todo; enfermaria ortopédica com seis leitos masculinos e sete femininos/pediátricos; posto de enfermagem; duas enfermarias pediátricas com seis leitos cada; uma enfermaria psiquiátrica com seis leitos. Este andar ainda vai abrigar quatro enfermarias masculinas com 24 leitos totais, posto de enfermagem, farmácia, rouparia, estar médico, estar de enfermagem e setor administrativo.
Todo o prédio será climatizado e terá três elevadores (um para maca, um para público em geral e outro de serviço). A unidade vai possuir ainda rampa, proteção contra incêndio e gerador de energia elétrica, além de estacionamento para ambulâncias e veículos de funcionários. Também está previsto um espaço para no futuro ser construído um hemocentro.