A obra de construção do novo Cais de Turismo de Angra dos Reis avança, e já começa a dar forma ao projeto elaborado pela Prefeitura, através da TurisAngra. A programação para o término da construção civil é de mais 20 dias. A licitação para a instalação da estação de passageiros já foi feita. Espera-se que o cais esteja concluído no final de abril
Este projeto, como os tantos outros implementados pela Prefeitura só tem um objetivo: gerar melhorias para o Município. E é com esta intenção que o projeto do novo cais foi elaborado e implementado. O novo ponto para embarque e desembarque turístico está sendo preparado com todo o capricho. Ele tem aproximadamente 120 metros quadrados de área. A parte coberta será composta de: Recepção de Informações Turísticas; Balcão de atendimento de agentes e operadores de passeios marítimos; sala para abrigar a Delegacia da Capitania dos Portos; Sala de espera para 100 passageiros; Vitrine para o artesanato angrense.
- No local não será permitido a venda de passagens, o que deverá ser feito na agência de passeios turísticos. Os barcos de pesca, cartão postal de nossa cidade, dividirão espaço com os saveiros que operarão no cais. Uma integração de beleza e prestação de serviços eficiente e com qualidade, - falou Manoel Francisco.
Está na reta final a montagem da estrutura de madeira que vai dar lugar ao píer. Este espaço, que poderá receber simultaneamente quatro saveiros, terá 60 metros de comprimento. Uma parte do píer será destinada ao embarque e desembarque de passageiro. Esta área será coberta com uma tenda. O Cais de Turismo também atenderá aos visitantes que chegarem a Angra através de transatlânticos. O Centro da cidade será o ponto de apoio aos turistas deste segmento náutico. Só este ano foram 14 mil turistas.
O antigo Cais de Turismo será utilizado pelos pescadores com suas embarcações e pela Secretaria Municipal de Defesa Civil que usa o espaço para atracar a lancha que presta atendimento às ilhas.
O sistema de bilhete eletrônico vai ser transferido para o novo cais. A fiscalização de embarcações que fazem passeios turísticos continua, dentro das ações do Angra Legal. O controle é feito através do voucher, o bilhete vendido pela agência de turismo. Nele consta um código de barra fornecido pela TurisAngra, às agências legalizadas, que é identificado através de leitores ópticos antes do embarque. Os leitores ópticos estão sendo utilizados no Cais de Turismo
- Posteriormente estaremos implantando este sistema na Vila do Abraão, Ilha Grande. A comunidade gostou do projeto. Eles perceberam que o ordenamento gera recursos, e todos saem ganhando, - lembrou Manoel Francisco.
Que a organização dá certo, isto não há dúvida. Os números confirmam isso. Em 70 dias, do dia 6 de janeiro até 16 de março, passaram pelo cais 28.771 passageiros para passeios turísticos. No ano passado foram 15% a menos. Foram gerados mais de dois milhões de reais neste período. Vinte e quatro agências operam em Angra dos Reis com o bilhete eletrônico.