O Prefeito Fernando Jordão, na tarde de hoje, dia 04, ao visitar os pacientes em tratamento no novo Centro de Hidratação criado pela Prefeitura de Angra dos Reis, no CEA - Centro de Estudos Ambientais - na Praia da Chácara, reafirmou que está confiante no trabalho que o município vem desenvolvendo para combater à dengue. Informou que o número de notificações vem decaindo em todo o município e que a tendência é que venha a declinar ainda mais depois da segunda quinzena de abril, devido a baixa da temperatura. Ele acredita que o envolvimento da população e o eficiente trabalho dos profissionais de saúde estão sendo fundamentais para a mudança do quadro.
Autoridades e representantes de empresas do município o acompanhavam na visita. O Governador Sérgio Cabral e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão que estão dando todo o apoio ao município, estavam sendo aguardados pelo Prefeito, mas devido ao tempo chuvoso e nublado não conseguiram chegar ao município. Eles viriam de helicóptero da região de Campos onde estavam realizando o mesmo tipo de visita.
Fernando Jordão explicou que o Governador e o Ministro confirmaram a vinda a Angra para ver de perto os trabalhos que a Prefeitura vem realizando e para visitar o novo Centro de Hidratação, já que no dia 01, o Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, esteve na cidade, visitou as unidades de saúde e aprovou todo o aparato montado pelo município para tratar os pacientes e combater o mosquito transmissor da dengue. Inclusive segundo o Prefeito, o Secretário levou com ele, para servir de exemplo para o governo do Estado, um exemplar do bloco de notificações que a Prefeitura de Angra está usando, primeiro para alertar e depois multar, os moradores que não estão colaborando com ação de combate à dengue.
Depois de conversar com diversos pacientes que estavam sendo atendidos no Centro de Hidratação e checar o bom atendimento prestado, o Prefeito Fernando Jordão recebeu no auditório do CEA os 100 bombeiros liberados pelo Governo do Estado e 26 integrantes da Brigada de Voluntários da Eletronuclear que vão auxiliar os agentes de controle de vetores e da Defesa Civil de Angra que já estão em campo. Com o reforço, Angra agora passará a contar com mais de 260 agentes trabalhando nas ruas para combater a Dengue. O prefeito Fernando agradeceu a todos lembrando que toda a ajuda é necessária para combater a dengue.
- Nós de Angra estamos trabalhando sério para combater este quadro e estamos vendo os resultados. Estamos visitando e alertando os moradores, colocando larvicidas em áreas críticas, mantendo nossas unidades de saúde trabalhando e equipada com qualidade e já enviamos para a Câmara Municipal um projeto para remunerar melhor os médicos e atraí-los para o município para nos ajudar. Nossa preocupação é cuidar de toda nossa população com carinho e zelo. Não é hora de se procurar culpados e sim de trabalhar. É com alegria que vejo que a população, o Governador Sérgio Cabral, o Ministro Temporão e empresas de nossa cidade como a Senhor do Bonfim, Casas Bahia, Eletronuclear, Petrobrás e muitas outras colaborando da melhor maneira possível com a Prefeitura. Agradeço sinceramente o engajamento de todos nessa luta- enfatizou o Prefeito.
No novo Centro de Hidratação que havia recebido até ás 17 horas de hoje cerca de 22 pacientes, o atendimento carinhoso e de qualidade prestado por dois médicos e 5 enfermeiras confortavam os pacientes vindos em microônibus, cedidos pela Viação Senhor do Bonfim, principalmente das unidades de saúde da Japuíba e do Centro , locais onde se concentram as notificações de suspeitas de dengue. O Centro de Hidratação do CEA estará funcionando em plantão de 24 horas.
_ O tratamento aqui no Centro de Hidratação é muito bom, temos acompanhamento de médicos, conforto e ar condicionado. É bem melhor que ficar no hospital ou nas unidades. Eu vim de uma consulta no SPA do Centro. Antes de vir para cá, cheguei a falar com o Prefeito pelo telefone e ele me garantiu que teria um ônibus para me trazer e os cuidados necessários,- contou o jovem Júlio César, mais conhecido como Buiú, morador do Morro do Carmo.
A moradora Cléa Esteves da Silva, da Sapinhatuba III, também estava recebendo hidratação no novo Centro e elogiou o atendimento. “Estou sendo muito bem atendida, desde o transporte até os cuidados médicos, sei que se precisar de ajuda terei um médico ao meu lado. Todos estão sendo cuidadosos e carinhosos com os pacientes, não posso reclamar”.
O Governador Sérgio Cabral, depois da visita do Secretário Estadual de Saúde a Angra, atendendo às solicitações do Prefeito enviou para para a cidade 50 cadeiras de hidratação que foram instaladas no Centro de Hidratação, uma ambulância do SAMU e o reforço da corporação do Corpo de Bombeiros. As Casas Bahia também doou 100 “cadeiras do papai” que estão sendo utilizadas nas unidades de saúde que também estão realizando hidratação, desde o aparecimento dos primeiros casos em Angra. O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto também está colaborando com as unidades ofertando água fresca para todos os pacientes.
O Secretário de Saúde de Angra, Édson Miranda, o Presidente da Fusar, Gilberto Albernaz, o Secretário de Defesa Civil, Alexandre Soares e o Coordenador dos Serviços de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Angra, Leonardo Freitas, que trabalham diariamente no combate à dengue também estavam acompanhando o Prefeito Fernando. Eles concordam que o quadro no município já vem mudando para melhor, as filas nas unidades estão diminuindo e as pessoas estão mais confiantes. Acreditam, como o Prefeito, que a tendência agora é que as notificações irão diminuir a cada dia que passa.
Diversos Vereadores, o Presidente da Câmara Ricardo Dutra, secretários municipais, o vice-prefeito Jorge Bernardo, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Jerry Andrade Pires, representantes da Eletronuclear como Paulo Werneck e Paulo Augusto Gonçalves, além de diversas outras autoridades também acompanharam o Prefeito na visita aos pacientes do Centro de Hidratação,
A Prefeitura de Angra comunica que a população pode continuar a ajudar com a campanha de prevenção e combate à Dengue, mantendo suas casas livres dos focos, orientando os vizinhos e fazendo denúncias pelo telefone 199 ou pelo site www.riocontraadengue.com.br.