Museu arqueológico em Angra

Um sítio arqueológico foi descoberto na Praia do Velho,Piraquara

Quinta-Feira, 28/02/2008 | .

 
            A Prefeitura, através da Secretaria de Integração Governamental, da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, fez uma reunião com representantes da Eletronuclear, com o objetivo de discutir o projeto de construção de um museu arqueológico em Angra dos Reis. Isso porque foi descoberto na Praia do Velho, em Piraquara, um sítio arqueológico. A área é de propriedade da Eletronuclear, mas fica sob influência da Estação Ecológica de Tamoios. O secretário de Integração Governamental, Roberto Peixoto está conduzindo este projeto por entender que a história da nossa região deve ser preservada e apresentada à população.
            Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, para que o projeto seja levado adiante é preciso obter a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e do Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Para a construção da sede do museu esses órgãos têm que dar licenciamento.
            Neste local foram encontrados objetos como machadinhas, cerâmicas entre outros utensílios, que à princípio é de origem Tamoio. Estiveram presentes à reunião representantes da Eletronuclear, a procuradora Maria de Fátima de Araújo Dias, o chefe de Gabinete, João Massad e o ex-prefeito João Luiz Gibrail Rocha.

Secretarias relacionadas: