A última segunda-feira, dia 23, foi um marco na história política de Angra dos Reis. É que durante todo o dia, no Colégio Estadual Nazira Salomão, mulheres de diversos segmentos do município debateram quais devem os caminhos políticos para elas. De forma responsável, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, realizou a I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.
O encontro foi aberto pela secretária de Ação Social, Célia Jordão, que ressaltou a importância da representatividade da mulher no meio político. Ela destacou ainda que através da luta, as mulheres já vivem bem melhor, mas ainda há muito a ser conquistado.
- É preciso que seja cada vez mais prático o que diz a nossa Constituição Federal, ou seja, que homens e mulheres têm os mesmos direitos. Trata-se de uma questão suprapartidária, que transcende divergências pequenas -, disse Célia.
Ainda na mesa de autoridades da abertura da cerimônia, marcaram presença a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Ana Paula Siamarela; a vereadora Conceição Rabha; e a deputada estadual Inês Pandeló.
Além de debater as políticas municipais, a conferência teve como objetivo avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2004/2007 nos níveis federal, estadual e municipal; apresentar propostas de alteração do conteúdo do plano e da sua forma de execução; analisar a participação política das mulheres nos espaços de poder e elaborar propostas para ampliar sua inserção; e eleger os delegados da II Conferência de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro.
Após a abertura do evento, a professora do Programa de Estudos de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Suely Gomes Costa, palestrou em cima do seguinte tema: “Uma breve análise da conjuntura social, política e cultural brasileira das perspectivas para construção de políticas públicas para as mulheres”. Já a mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Áurea Dias, proferiu uma palestra com o tema “Alguns pressupostos para o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça na esfera municipal”.
A secretária Célia também ministrou uma palestra com o tema “A participação das mulheres nos espaços de poder”. Depois, as participantes debateram em grupo os seguintes temas: “trabalho e cidadania”, “educação inclusiva e não sexista”, “saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos”, e “enfrentamento à violência contra as mulheres”. Em plenária, as propostas apresentadas foram votadas pelos delegados, representantes de cada secretaria municipal, das instituições da sociedade civil organizada; do Poder Legislativo; e do Poder Judiciário.
Além de um relatório final, conforme o regimento, foram escolhidos ainda os delegados à Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que será realizado do dia 22 a 24 de junho.