Mestre Cadena nos EUA

Mestre Cadena será o instrutor do Brasil em seminário internacional de Karatê nos EUA

Quarta-Feira, 05/03/2008 | .

 
   Os 33 anos de carreira no Karatê do Mestre Cadena, estará a serviço de atletas de diversas partes do mundo no III Seminário Hoitsugan, de 12 a 16 de março, na Califórnia, Estados Unidos. O encontro reunirá professores de Karatê de renome internacional e o Mestre Cadena foi convidado a participar como instrutor brasileiro a passar toda sua experiência de trabalho, considerada pelos organizadores do evento, como diferenciada, pela sua atuação nas áreas técnica, terapêutica e de inclusão social.
   Cadena irá se juntar a outros respeitáveis instrutores, entre eles os japoneses, que conduzirão 47 aulas, num período de 4 dias, para estudantes de karatê de todos os níveis, na Shotokan Karatê, no Vale Cilício, no nordeste da Califórnia, uma das principais academias do mundo. As despesas do Mestre Cadena com a viagem para esse encontro serão patrocinadas pela Prefeitura Municipal de Angra, por meio da SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, já dentro da política da Coordenação de Esportes de Alto Rendimento, de apoio a atletas de alto nível da cidade que participam de competições ou treinamentos de especialização nas suas modalidades fora de Angra.
 
Cadena: uma história vitoriosa no esporte e na vida
 
    O cidadão, o homem, o karateca e o professor Mário César Ramos Cadena se fundem numa única pessoa, caracterizada por atitudes, que em 33 anos de história no Karatê, o conduziram para o seleto grupo de personalidades do esporte angrense. Personagens que fazem do seu dia-a-dia, referência para crianças e jovens, que acabam, felizmente, se enveredando para a prática esportiva, como melhor caminho para a formação do cidadão.
   Desde 1975 ministrando aulas de Karatê em Angra, o Mestre Cadena é um exemplo de dedicação ao esporte e de ter conduzido ao longo de sua vida de professor, mais de 1.000 alunos para a prática do Karatê. A idade na verdade pouco importa. Seja na sua academia ou nas escolinhas, Cadena já formou e revelou talentosos karatecas como Renato Ávila, Roni Peterson, Edmilson Nascimenrto, a sua filha Bruna Lee Cadena, entre outros que ainda virão por aí.
   Nos programas em que ele trabalha para o desenvolvimento do Karatê, ressalvas para o PEC – Projeto Esportes para Crianças – e o PAC – Projeto Ação Corporal – ambos implementados pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Neles, Cadena consegue difundir a prática do Karatê nas mais variadas faixas etárias. São dezenas de alunos interessados e dispostos a aprender a arte deste esporte sob as vertentes da técnica e da formação cidadã, como Juliana Lima, de 5 anos, e Dona Ruth Baloina, de 76 anos. Passam pelas mãos do mestre Cadena pessoas de diversas idades, não importando a sua posição social, nem mesmo as suas deficiências físicas impostas pela vida. Sempre vale a pena praticar esporte.

Secretarias relacionadas: