A estudante Bárbara Bianca de Oliveira de 11 anos foi a grande vencedora do concurso realizado pela Secretaria de Obras, Transportes e Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação para a escolha do nome do mascote do trânsito de Angra dos Reis. Bárbara é aluna do 7º ano da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida e concorreu com 372 alunos de sete escolas da rede municipal matriculados no 6º e 7º anos (2º segmento). O mascote que será referência no trabalho de educação e conscientização para o trânsito no município, recebeu o sugestivo e criativo nome “Zé Máforo”.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, dia 12, na Escola Municipal Tereza Pinheiro com a presença da subsecretária de Transporte e Trânsito, Rita de Cássia Assis; do coordenador de Educação para o Trânsito, Alan Tadeu Magalhães de Brito; da coordenadora de Educação e Turismo, Luciane Pereira Rabha; da coordenadora de Educação e Turismo, Ana Maris F. Ribeiro; de membros da equipe de educação para o trânsito da subsecretaria de trânsito, além da diretora Eliana Cavalieri Duarte, alunos e funcionários da escola.
A vencedora do concurso foi premiada com uma bicicleta aro 24 e um capacete de ciclismo e o professor de Turismo, Ricardo Leal Lopes, que coordenou os trabalhos foi contemplado com um aparelho MP3.
Lançado durante a Semana Nacional do Trânsito em Angra, o concurso tem como objetivo conscientizar a população para a prevenção dos acidentes de trânsito, além de criar uma identificação entre o mascote “Zé Máforo” e as crianças. Segundo a subsecretária de Transporte e Trânsito, Rita de Cássia, o primeiro ciclo do projeto está concluído.
- Daremos continuidade explorando o nome e a imagem do nosso mascote. Vamos retomar as visitas às escolas com atividades interativas oferecendo jogos, brincadeiras e avaliações num trabalho permanente de educação, - salientou.
A subsecretária informou ainda que um material didático específico para educação infantil já está sendo criado a fim de melhor orientar e formar os futuros condutores e pedestres. Ainda segundo Rita de Cássia, o trabalho de conscientização vai se estender aos ilhéus que irão receber orientações para o trânsito e informações sobre o transporte aquaviário, sendo esta uma medida pioneira em Angra dos Reis.