Mais carga para o Porto

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) criou um Comissão para Fomentar Movimentação Portuária

Sexta-Feira, 10/11/2006 | .

            O Conselho de Autoridade Portuária (CAP), criou uma Comissão para Fomentar a Movimentação Comercial do Porto de Angra dos Reis. Formada por representantes da categoria dos Trabalhadores Portuários, pela arrendatária do Porto, a Planeta Operadora, e pela Prefeitura tem por objetivo a captação de mais cargas para o setor. O Secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida, é coordenador da Comissão. Ele adiantou que já agendou visitas à siderúrgicas: à CSN, à Saiant Gobain (antiga Bárbara) e à Siderúrgica Barra Mansa (Grupo Votoratim). Além disso, já foram agendadas visitas a empresas em Resende interessadas em exportar seus produtos. Todo este esforço tem o objetivo da trazer mais cargas para o Porto de Angra e assim melhorar a economia do Município.
            - Estamos seguindo exatamente a determinação do Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa,  de estar sempre em busca de investimentos que melhorem a economia e consequentemente a qualidade de vida da população de Angra dos Reis, - declarou Francisco José de Almeida.
            As reuniões do CAP acontecem uma vez por mês.  A criação de CAP´s nos portos brasileiros foi determinada pela Lei dos Portos de 1993. O Conselho de Autoridade Portuária (CAP), delega à comunidade local tanto a supervisão da administração do porto, quanto a atribuição do planejamento e das decisões sobre  o seu desenvolvimento. A lei transfere atribuições, que tradicionalmente eram  exercidas de forma centralizada em Brasília, para a  sociedade local, onde representantes do poder público (federal,estadual e municipal), dos operadores portuários, dos trabalhadores e dos usuários passam a ter o direito vários direitos, como  promover a racionalização e a otimização do uso das instalações portuárias; fomentar a ação industrial e comercial do porto; defender a prática da concorrência; estimular a competitividade e atrair cargas, como é caso da ação que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia.
 
 

Secretarias relacionadas: