O Programa Tecl@r - Tecnologia no Litoral de Angra dos Reis, implantado pela Prefeitura, através da Secretaria de Integração Governamental, está revolucionando o município. Na noite de quarta-feira, dia 20, mais um Centro de Formação e Inclusão Digital foi inaugurado para que toda população tenha acesso ao mundo digital. Depois do Centro da cidade, foi a vez do Perequê ser contemplado com uma unidade do Tecl@ar composta de nove computadores para serem usados gratuitamente pela população, além de uma máquina de controle, tudo de última geração.
Para a inauguração do Centro de Formação e Inclusão Digital do Perequê (Rua Periard Cury s/nº, anexo à sede da Subprefeitura) estiveram presentes o Prefeito Fernando Jordão; o Secretário de Integração Governamental e idealizador do Tecl@ar, Bento Pousa Costa; o presidente da Eletronuclear – parceira do Tecl@ar, através da compra dos equipamentos –, Othon Luiz Pinheiro, acompanhados de diretores da empresa; a subsecretária de Informática, Liliane Salomão; os secretários de Obras e Serviços Públicos, Cláudio de Lima Sírio, e de Pesca, Humberto Martins; o presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), João Domingos; o subprefeito do Perequê, Manoel Cruz Parente; o vereador Essiomar Gomes, entre outras autoridades.
Esta é mais uma etapa do Tecl@ar, que vem sendo implantado desde o final do ano passado, com o objetivo de democratizar o saber criando oportunidades, para camadas mais carentes da população, de acesso às novas tecnologias, premissas tão necessárias no competitivo mercado de trabalho. Com o programa, a Prefeitura de Angra desponta como a primeira do Estado do Rio a investir maciçamente no projeto de inclusão digital, colocando a informática verdadeiramente ao alcance de todos.
Acess@r e Inici@r para população
Assim como na primeira unidade do Tecl@ar, no Centro, os moradores do Perequê e adjacências vão contar com um Cyber Café Tecl@ar, através do projeto Acess@r, onde todos podem usar a Internet gratuitamente para fazer pesquisas e para abrir e enviar e-mails. Também serão oferecidos cursos gratuitos de informática, através do projeto Inici@r, para pessoas alfabetizadas com idade mínima de 10 anos e servidores públicos municipais. Só na unidade do Centro, a Prefeitura disponibilizou durante este ano, 1.500 vagas a cada módulo (nove semanas de aula e uma de habilitação), totalizando quase seis mil vagas. No Perequê serão 250 alunos a cada módulo. As inscrições para os cursos gratuitos de informática tanto do Centro como do Perequê, são feitas através das Associações de Moradores.
O subprefeito do Perequê disse que a comunidade estava ansiosa pelo Centro de Formação e Inclusão Digital e por isso, agora que o sonho virou realidade, todos estavam muito felizes.
Othon Luiz destacou a importância da participação da Eletronuclear num programa como este que ratifica a responsabilidade social da empresa.
- Estou muito feliz em participar de um evento como este sendo presidente da Eletronuclear, uma empresa que pertence a Angra dos Reis. O computador faz parte das nossas vidas, principalmente no mercado de trabalho. Saber usar essa máquina é tão fundamental quanto saber ler e escrever a 30 anos para conseguir um emprego. Por isso, o programa é tão importante como socialmente -, disse Othon.
O secretário Bento aproveitou a oportunidade para explicar como este projeto começou a ser desenvolvido.
- Minha formação acadêmica é em Análise de Sistemas, pois cursei faculdade na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há dois anos, o prefeito determinou que eu assumisse o departamento de informática da Prefeitura de Angra, que estava precário. Abracei o desafio e montei uma equipe. Hoje temos a Subsecretaria de Informática que trabalha no Tecl@ar, um programa amplo de desenvolvimento digital para Angra composto de vários projetos. Assim como no Centro, aqui a população passa a ter acesso gratuito à internet, através do Cyber Café Tecl@ar, e a cursos gratuitos de informática, através do Inici@r. Temos muito a fazer, mas atualmente o site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br) já chegou à marca de dois milhões de acesso, sendo o terceiro do Estado do Rio. Isso é fruto de muito trabalho para que a nossa população seja incluída no mundo digital, tão necessário à formação profissional do mundo moderno -, disse Bento.
Já Fernando, destacou que a qualidade dos equipamentos no Centro de Formação e Inclusão Digital da Prefeitura são os mais modernos.
- Aqui, o filho do pobre que não pode comprar um computador tem acesso às melhores máquinas que um rico pode comprar. São equipamentos de última geração para o desenvolvimento de um projeto social, que visa à inclusão. O acesso à internet possibilita pesquisas e os cursos o conhecimento em informática. Tudo de graça e para quem mais precisa! Quando pedi ao Bento que desenvolvesse este projeto, imaginei uma coisa. Ele foi mais longe e em parceria com a Eletronuclear fez tudo com o que há de melhor -, disse o prefeito.
Frade e Jacuecanga recebem suas unidades na próxima semana
Além do Centro e do Perequê, serão inaugurados Centros de Formação e Inclusão Digital em Jacuecanga e no Frade com 15 máquinas cada um. As inaugurações acontecem às 14h, na Avenida Conde Maurício de Nassau, s/nº em Jacucanga e às 18h, na Rua São Sebestião, s/nº (anexo ao Posto da Defesa Civil), Frade.
Inclusão Digital
Prefeitura inaugura Centros de Formação e Inclusão Digital no Perequê, em Jacuecanga e no Frade