Inaugurada no Provetá Unidade de PSF

Bento vai levar secretariado à comunidade ainda este ano para fazer programa de obras para 2007

Segunda-Feira, 13/11/2006 | .

Mais uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) foi inaugurada pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FUSAR). Agora são 30 unidades de PSF em todo o município.
A inauguração, que foi na manhã de sábado, dia 11, contou com a presença do Prefeito Fernando Jordão; do secretário de Integração Governamental Bento Pousa Costa; do presidente da FUSAR, João Domingos; do secretário de Pesca, Humberto Martins; do Dr. Marcelo Freire, representando o secretário de Saúde, Dr. Amílcar Caldelas; do presidente da Câmara, Carlos Augusto Pinheiro (Carlinhos Santo Antônio); dos vereadores Essiomar Gomes e Marco Aurélio Vargas; do presidente da Associação de Moradores do Provetá, Manoelzinho, dos pastores Pimenta e Eliseu, entre outros.
A unidade de PSF da Praia de Proveta recebeu o nome de Benedito Neves Martins. pescador, nascido e criado na comunidade, que conheceu um médico de quem ficou amigo e recebeu um livro sobre medicina natural. Com o conhecimento adquirido através daquele livro atendia a todos. Ao falecer aos 70 anos, Seu Benedito deixou a mensagem de que basta ter vontade para ajudar ao próximo.
Segundo João Domingos, a unidade de PSF de Provetá vai funcionar com três médicos durante 24 horas, atendendo cerca de 400 famílias, incluindo as da Praia do Aventureiro. Antes, a comunidade contava apenas com um médico. À noite, a unidade funciona como emergência e durante o dia, através do PSF. São três leitos, equipados para o atendimento de primeiros socorros em caso de paciente que necessite de remoção e para tratamento de pacientes sem gravidade. A unidade conta com Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria, além de atendimento odontológico.
Muito feliz com a nova unidade, a comunidade compareceu em massa à cerimônia de inauguração, ficando ainda mais contente com a notícia que receberam. Com total endosso do Prefeito Fernando Jordão, o secretário Bento anunciou que fará de 2007, o ano da comunidade de Proveta, com a realização de diversas obras.
- Ainda este ano voltarei aqui com os demais secretários para ouvir as necessidades desta comunidade e montar um cronograma de obras para 2007. Saneamento, urbanização e até a implantação de um Centro do Programa Teclar, serão estudados e planejados para melhorar a vida de quem mora aqui -, disse Bento, cumprindo exatamente o seu papel que é integrar as secretarias para que os projetos da Prefeitura sejam realizados da melhor forma.
Fernando ressaltou a importância do investimento na saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
- Investir em saúde pública, principalmente no Programa Saúde da Família que trabalha com a prevenção, é melhorar a vida das pessoas. Por isso, fico feliz em inaugurar mais esta unidade e vamos continuar trabalhando para que comunidades distantes não deixem nunca de serem atendidas da melhor forma. Abraçando essa idéia do secretário Bento, vamos fazer aqui diversas obras, com a participação da comunidade na indicação do que é mais necessário -, disse Fernando.
Após uma oração do Pastor Eliseu, as autoridades inauguraram a unidade, desenlaçando a fita e descerrando a placa.
Em funcionamento há 12 anos no país, o Programa da Saúde da Família em Angra dos Reis tem uma história de muito mais sucesso. Hoje, são 30 unidades de PSF atendendo mais de 85 mil pessoas em todo município.
O PSF é integrado basicamente por um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, um agente de consultório dentário e um agente de saúde, e em alguns módulos, um dentista. Esses profissionais dão atendimentos às famílias, além da equipe técnica (Pediatra, Clínico Geral e Ginecologista) e de Apoio (Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo).
O primeiro passo do programa começa pelos Agentes de Saúde que têm a função de visitar os bairros para fazer um reconhecimento das famílias com problemas de saúde e cadastrar para receber a visita da equipe médica no prazo de 30 dias. Em seguida, é feito um diagnóstico pelos médicos mediante aos dados obtidos pelos Agentes e depois é agendado uma visita no local.
Outro avanço do Programa da Saúde da Família em Angra foi a implantação da Unidade Móvel Marítima. A embarcação viabiliza o atendimento em lugares de difícil acesso, como as ilhas. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através do Programa de Saúde da Família, além de render excelentes resultados para a população, foi reconhecido nacionalmente, pelos três projetos elaborados e desenvolvidos por profissionais do PSF. Eles foram apresentados no 8º Congresso de Medicina da Saúde da Família e da Comunidade, em junho deste ano, em São Paulo. Eles foram selecionados entre centenas de projetos de todo o país por serem pioneiros e efetivamente possíveis de serem realizados.

Secretarias relacionadas: