A Prefeitura de Angra dos Reis vai iniciar as obras de restauração da igreja secular de Nossa Senhora da Conceição dos Remédios construída em 1760, na Ribeira (Estrada do Contorno). A igreja de uma beleza singular com torre sineira com capacidade para três sinos está em estado precaríssimo de conservação.
A ordem de serviço para o início da obra foi assinada com alegria pelo Prefeito Fernando Jordão e pelos moradores Marcelo Ensá (Enseada) e Benedita Duarte (Vila Velha), na tarde do dia 16 de julho, no pátio da igreja, rodeado por diversos moradores que compareceram em peso para comemorar a grande conquista. O Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom Ubiratan, era um dos convidados ilustres e fez questão de agradecer a todos pelo início da recuperação da igreja, que "faz parte da história da cidade e que precisa ser preservada".
A igreja por ser um imóvel tombado pelo Inepac- Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural- precisou de autorização para receber as obras que seguirão orientações técnicas determinadas pelo instituto.
Lá já aconteceram festas importantíssimas que movimentavam moradores da Enseada, Vila Velha , Retiro e Ilhas da Caieira e da Gipóia, durante, principalmente, celebrações de procissões de São Pedro, no dia 29 de julho e Nossa Senhora dos Remédios, no dia 8 de setembro. Muitos dos presentes como o senhor José Bento, morador da Enseada, guarda com emoção lembranças de festas, primeira comunhão e missas na igreja.
Também participaram do evento, o Pároco da Cristo Libertador, Vicente Mckay, secretário de Obras, Leonardo Corrêa, o presidente da Fundação de Cultura , Mário dos Anjos, Chefe de gabinete João Luiz Gibrail Rocha, o diretor do SAAE, Carlos Alberto Marcatti, o secretário de Fazenda, Jorge Irineu e a superintendente de Parques e Jardins, Elizabeth Brito.
A primeira etapa da obra que consiste na recuperação das paredes e telhado da igreja tem um prazo de quatro meses para ser concluída. A Prefeitura se comprometeu a realizar toda a obra. O Prefeito em sua fala lembrou do firme compromisso da Prefeitura em resgatar a cultura da cidade e aproveitou a ocasião para solicitar para os representantes da secretaria de obras que providenciassem também a iluminação artística para o local
__ Nosso propósito é trabalhar sempre pela recuperação da história de Angra respeitando as diversidades culturais. Estamos recuperando a Casa Larangeiras e o Largo do Mercado Municipal, iluminamos artisticamente as igrejas do Centro, recuperamos totalmente a Casa da Cultura, recuperamos o marco da cidade, o Chafariz da Cidade e muitas outras importantes relíquias de nossas igrejas. Tudo isso faz parte de um pedaço especial da história de nossa cidade e merece todo o carinho da Prefeitura – afirmou ele.