O Secretário de Cultura de Angra dos Reis, Marcus Veníssius Barbosa, participou ativamente do I Encontro Estadual de Cultura nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Hotel Guanabara, Centro do Rio de Janeiro.
Dentre os projetos apresentados por Angra, o destaque maior foi para a mensagem nº051 de 2007 que está tramitando no legislativo municipal, enviada pela Prefeitura, que propõe a renúncia parcial de impostos, como IPTU e ISS , a empresas de Angra que patrocinarem projetos culturais na cidade. Todos os secretários estaduais presentes, mais de 50, de todo o Estado do Rio, se interessaram pela ação pioneira de Angra.
O Encontro contou com as presenças do Governador Sérgio Cabral, do Secretário Estadual de Cultura, Luiz Paulo Conde, da Subsecretária Estadual de Cultura, a atriz Ângela Leal, todo o staff da Secretaria de Estado de Cultura e de representantes dos 92 municípios do Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro, segundo o Secretário de Cultura de Angra foi alcançado plenamente. Ele explica que os municípios presentes puderam trocar informações, estreitar relacionamentos, apresentar suas diferentes vocações e as demandas culturais específicas de suas regiões.
O ganho maior na opinião dele é que a partir do Encontro, o Governo do Estado criou um Banco Cultural na Secretaria de Estado onde todos os municípios poderão divulgar, trocar informações sobre as atividades culturais que estarão sendo realizadas anualmente, e promover com isto, uma maior interação entre governo e municípios.
_ O Secretário de Cultura do Estado, Luiz Paulo Conde está de parabéns. Ele conseguiu com sabedoria, no início do seu mandato, reunir todos os gestores que estão preocupados com o desenvolvimento cultural dos municípios, ouviu nossas demandas e reivindicações gerais; de imediato, propôs soluções para alguns casos e também abriu um novo leque de comunicação entre os municípios e os técnicos de cultura do Estado, colocando seus serviços à nossa disposição. O Secretário Conde também solicitou que cada um de nós providenciássemos o mais rápido possível, a entrega dos calendários anual de eventos de nosso município para a secretaria estadual tomar conhecimento, explicou e incentivou a captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura ( dedução no ICMS de empresas) e decidimos juntos, que a cada trimestre organizaremos novos encontros em municípios a serem escolhidos para agilizar projetos e fazer com que a cultura em nosso Estado seja cada vez mais valorizada.
Durante o Encontro cada secretário de cultura teve tempo disponível para falar sobre as políticas desenvolvidas em suas cidades, apresentar os projetos positivos, as demandas atuais e os problemas encontrados para implantá-las e participaram também de diversas mesas redondas.
Na exposição do município de Angra, o secretário de Cultura Marcus Veníssius teve a oportunidade de mostrar como a cultura vem sendo valorizada pelo Prefeito Fernando Jordão e pela Secretaria de Integração Governamental, através do secretário Bento Pousa Costa, que não medem esforços para implementar ações para possibilitar os ganhos que o município vem tendo na área.
Marcus Veníssius explicou com diversos exemplos, sobre os ganhos da população e da área turística com os projetos de preservação e restauração de patrimônios culturais e religiosos e com a política de descentralização da cultura da Prefeitura. Falou sobre os projetos desenvolvidos nos bairros, na valorização dos artistas da terra e realização de festivais de teatro de rua, de dança, e de música, acompanhados de oficinas gratuitas, fomentando e incentivando de fato a produção cultural na cidade.
Finalizando sua fala, Veníssius apresentou o calendário anual de eventos de Angra, colocou à disposição dos interessados, cópias do projeto municipal de incentivo à cultura e revelou ao Secretário, de Estado Luiz Paulo Conde, sua preocupação com a “ profissionalização de empresas que se especializam em captar recursos através das Leis de Incentivo à Cultura e que acabam prejudicando os municípios que estão verdadeiramente interessados em aprovar seus projetos, através dessas leis.