No sábado, 7, A Prefeitura apresentará à população, às 9h, as obras que estão sendo executadas no Hospital da Japuíba. O prefeito Fernando Jordão, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, e todo o secretariado, estarão presentes neste momento tão importante para o Município. Esse projeto grandioso está orçado em 8 milhões 924 mil 435 reais. A obra está absorvendo 106 trabalhadores de Angra dos Reis.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Obras para ser construído num terreno do terreno de 6 mil 175 metros quadrados, próximo à Rodovia Rio-Santos. O hospital está localizado na Rua Japoranga, na Japuíba. O fato de o terreno ser próximo a BR 101, foi fundamental para o projeto, por agilizar muito a mobilidade do atendimento imediato.
O projeto foi desenvolvido para ser edificado em três pavimentos. Serão 8.082,96 mil metros quadrados de área construída. Serão 2.843,56 metros quadrados para o 1º pavimento , 2.344,54 metros quadrados para o 2º pavimento e 2.336,21 metros quadrados para o terceiro pavimento. Um anexo abrigará mais dois pavimentos, área do térreo com 413,96 metros quadrados e 2º pavimento com 124,69 metros quadrados. Neste anexo, será instalado o almoxarifado, farmácia central, vestiário de enfermagem e zeladoria. Uma área foi reservada para guarda de o lixo hospitalar e outra para o lixo não infectado. O projeto obedece o que determinam as normas da FEEMA e Vigilância Sanitária.
O Hospital da Japuíba terá 159 leitos, desses 12 são para UTI. O prédio será climatizado, terá quatro elevadores (um para macas, dois para público e outro de serviço), e ainda com proteção contra incêndio. Será provido de gerador, proteção para descargas elétricas, ETE (tratamento de esgoto), gases medicinais e estacionamento para funcionários.
Primeiro pavimento : (38 leitos)
- A grande emergência, com sala de politrauma, com o atendimento imediato de três leitos, sala de pequena cirurgia, sala para procedimentos infectados e sala para bucomaxilar.
- O serviço de pronto atendimento com consultórios, salas de observação masculina com 18 leitos, 12 leitos femininos , 4 leitos pediátricos e 4 leitos psiquiátricos.
- Setor de diagnose e terapêutica, com setor de imagem (2 salas de RX, 1 sala de tomografia, 1 sala de ECG , 1 sala ECO e laboratórios.
- Setor de apoio com administrativo, CCIH, internação, refeitório, cozinha, cantina, despensa, depósito, vestiário de funcionários e estoque de roupas sujas e manutenção.O serviço de lavanderia e alimentação para pacientes serão terceirizados.
Segundo pavimento: 38 leitos
- Centro cirúrgico com 1 sala para grandes cirurgias, 3 salas para pequenas cirurgias , e 1 sala para médias cirurgias, sala pós - anestésico com 6 leitos, sala para guarda de material anestésico, sala para guarda de equipamento de RX portátil, expurgo, posto de enfermagem e estar médico.
- Enfermarias cirúrgicas com 2 enfermarias masculinas, totalizando 12 leitos, 2 enfermarias femininas, totalizando 12 leitos, uma enfermaria com 6 leitos pediátricos, uma psiquiátrica com 8 leitos, todas com banheiros privativos.
- Postos de enfermagem
- Isolamentos femininos, masculinos e pediátricos.
- UTI com 12 leitos, um isolamento, laboratório, repouso médico, expurgo e rouparia.
- Repouso médico
- Repouso de enfermagem
- Setor de apoio, copa, rouparia, central de esterilização.
Terceiro pavimento:71 leitos
- 4 enfermarias femininas, totalizando 22 leitos
- Enfermaria ortopédica com 6 leitos masculinos, e 7 femininos/pediátricos, posto de enfermagem.
- 4 enfermarias masculinas, totalizando 26 leitos
- 2 enfermarias totalizando 10 leitos
- Todas as enfermarias possuem banheiros privativos.
- Rouparia, estar médico, estar de enfermagem, repouso médico, repouso de enfermagem e copa.
- Centro de estudos e auditório.