A equipe de futebol de campo mirim (Sub 12) do Projeto Gol Social, da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra dos Reis, jogou nesta quarta-feira, dia 15, pelo título de Campeão Regional Sul do Estado da Federação da Liga Barramansense de Desportos. A partida aconteceu às 13h30, em Volta Redonda (no Estádio da Barbará), contra o Volta Redonda. O jogo terminou empatado e o título foi decidido nos pênaltis. Angra perdeu por 2 a 0 e o Volta Redonda foi campeão. Mas esse não é o final da história.
O 1º tempo terminou empatado. Apesar da garra, os meninos do Gol Social não conseguiam passar pela defesa do Volta Redonda. Mas, faltando 10 minutos para o fim do 2º tempo, o time conseguiu fazer um gol. No entanto, já havia acabado o tempo regulamentar quando o time adversário fez um gol e empatou a partida. A decisão foi para os pênaltis. Como o técnico Aguinaldo Silva já sabia que o Volta Redonda estava irregular, relutou que o time fosse para a decisão nos pênaltis.
Segundo Agnaldo, o time do Volta Redonda tinha três jogadores federados, o que é proibido na competição. Ele foi convencido pela Liga de Futebol de Barra Mansa a ir para a decisão e entrar com um recurso contra o Volta Redonda. Mesmo tendo perdido nos pênaltis o time do Gol Social se considerou campeão. Tanto que deu a volta olímpica no estádio e ao chegar a Angra foi recebido pelo Prefeito Fernando Jordão e a primeira-dama e secretária de Ação Social, Célia Jordão.
O Gol Social é um projeto da Secretaria de Ação Social direcionado para crianças e jovens na faixa etária de 5 a 16 anos, de comunidades carentes. Oferece futebol de campo, dança, ginástica, artesanato, aulas de música e diversas outras atividades, além de palestras, atendimentos com assistente social, psicólogo, materiais didáticos e esportivos; e lanches para todos os seus integrantes. Atende hoje cerca de 320 crianças em três pólos: Grande Japuíba, Bracuí e Perequê. As crianças da Grande Japuíba e do Bracuí são atendidas no CRAS do Bracuí - Centro de Referência e Atenção à Família – e as do Perequê no NAF do Campo da Gringa – Núcleo de Atenção à Família. Os interessados em participar do Gol Social devem procurar os responsáveis pelo projeto, nesses dois locais.
A Secretária de Ação Social, Célia Jordão, idealizadora do projeto, está feliz com o desempenho da equipe. Segundo ela, esse resultado é positivo, pois estimula as crianças a participarem do Projeto Gol Social ocupando seu tempo livre praticando esportes e tendo lazer saudável.
- Fico feliz com esse resultado. É sinal de que estamos no caminho certo incentivando a prática esportiva entre nossos jovens e crianças, - explicou Célia Jordão.
Angra dos Reis participou do Campeonato Regional Sul do Estado com 3 equipes do Projeto Gol Social (dente de leite, mirim e infantil) cada uma com 30 meninos, selecionados em todo o projeto.
Independente do resultado do recurso, os meninos da equipe da Prefeitura de Angra se consideram campeões. Entre eles estão: Lucas, Gabriel Lucas, Nathan, Douglas, Fabrício, Raylander, Vítor, Leonardo, Patrick, Pedro Vítor, Giovani, Marcelo, Luiz Guilherme, Felipe Denis, Fábio Souza, Jefferson e Juan.