Filas nos bancos

Várias propostas foram apresentadas durante encontro entre o prefeito e gerentes das agências bancárias

Terça-Feira, 10/07/2007 | .

As longas filas e o tempo de espera nelas nas agências bancárias, são assuntos que sempre estiveram nas pautas de discussão no Município. Medidas municipais já foram tomadas para acabar com a situação. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, através de seu departamento de fiscalização, já multou as agências que não respeitam o tempo máximo permitido pelo Decreto Nº. 1840 de 10 de dezembro de 1999, que regulamentou a Lei Municipal Nº. 800 criada em 14 de dezembro de 1998, após receber nova redação no artigo Nº. 4 quatro meses antes. Ela estabelece para dias normais a permanência de até de 30 minutos dos usuários nas filas, e nos dias atípicos, como vésperas e dias após feriados, de até 45 minutos. Mas segundo a secretária da pasta, Elizabeth Brito, a medida não tem surtido efeito.
- Já aplicamos multas nas agências por descumprirem a lei. O valor designado por lei federal é tão irrisório, que os bancos pagam e continuam com a mesma prática, - frisou Elizabeth.
Diante deste quadro, o prefeito Fernando Jordão assumiu o controle da situação esta semana a pedido da população e convocou uma reunião com os gerentes das agências bancárias instaladas na região. Apenas o Unibanco não mandou um representante.
O encontro, que se realizou durante um café-da-manhã, no salão Nobre da Prefeitura, terça-feira, 10, reuniu, além do prefeito, o vereador Essiomar Gomes, os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, de Administração, Carlos Renato Pereira Gonçalves e de Fazenda, José Nicodemos, o diretor do Sindicato dos Bancários, Jorge Valverde e os gerentes Sérgio Luiz Leiros (Itaú Cel. Carvalho); Giuliano Amaduro (Itaú Rua do Comércio); Ricardo Ramos de Oliveira (Real); Daniel Pagung (Caixa); Henrique Fernandes (Bradesco); Cícero Josué e Adalzira Matos Simas (Banco do Brasil) e Dilza Colado (HSBC). O ex-prefeito João Luiz Gibrail Rocha também participou da reunião.
Durante a reunião várias propostas foram apresentadas, mais a maioria foi descartada já que depende da direção geral do banco a decisão final. As que vão ser discutidas, até o momento são: a criação de uma ilha de caixas eletrônicos de todas as agências no Centro, e a orientação de como usa-los para que os clientes realizem as suas transações bancárias com rapidez e eficiência.
- O que nós queremos são soluções para hoje, não podemos mais esperar e ver a população sofrer na chuva e no sol, em pé nas filas durante horas. Devemos nos unir, Prefeitura, agências e sindicato, e buscar nós mesmos essas soluções, não dá mais para esperar que os bancos contratem mais pessoal para melhorar o atendimento nas agências, - disse o prefeito Fernando Jordão.
As alegações para a demora no atendimento sob a ótica dos gerentes, é que a grande maioria dos usuários não sabe utilizar os terminais eletrônicos. Mas todos concordam que deveria haver mais funcionários.
- O ponto x do problema é a quantidade pequena de agências. Temos que nos unir com o propósito de fazer com que as pessoas utilizem mais os caixas eletrônicos. Os clientes não precisam ficar temerosos em usar este serviço, já que os prestadores de serviços são responsáveis pelos serviços oferecidos, a lei é bem clara sobre isso. Se houver fraude nos cartões o banco se responsabiliza e o cliente é ressarcido, - disse o gerente do Banco do Brasil, Cícero Josué.
O secretário de Administração, Carlos Renato, lembrou que muitas vezes, quando o cliente solicita um serviço no caixa eletrônico, ele não funciona.
- Às vezes pagar uma conta no caixa eletrônico é complicado. O leitor não lê ou demora em fazê-lo. O que deixa o usuário sem confiança no serviço e no banco que o oferece, - pontuou o secretário.
Os gerentes se comprometeram a ajudar no que fosse possível para mudar este cenário, como criar mais correspondentes bancários em estabelecimentos comerciais em todos os bairros dos municípios, agendar atendimentos e instalar novas agências. O Banco do Brasil abrirá mais uma no Perequê.
-Esperamos uma solução, o que não pode mais é o trabalhador ser sacrificado e a população sofrer as conseqüências da falta de investimentos dos bancos. O sindicato ajudará no que for possível, - ressaltou o presidente Jorge Valverde.
O vereador Essiomar lembrou que a cidade está crescendo e que as agências precisam melhorar a qualidade dos seus serviços.
- Redigiremos um documento oficial, Prefeitura e Câmara Municipal, destacando as necessidades da nossa população, e enviaremos para a direção dos bancos, - informou o vereador.
O próximo encontro acontecerá na sexta-feira, 13, às 8h. A subsecretária de Informática, Liliane Salomão irá participar com o objetivo de ajudar a viabilizar meios de orientar a população a utilizar os terminais. No dia 17, o resultado deste encontro será reportado ao prefeito Fernando Jordão, numa reunião na Prefeitura.

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