A Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar) apóia toda a programação da Tradicional Festa em Louvor ao Glorioso São Benedito, dia 24. A festa do santo, que é tão venerado em Angra quanto à padroeira da cidade, é realizada pela Irmandade de São Benedito de Angra dos Reis, instituída no século XVII, no Convento São Bernardino de Sena da Cachoeira, e atualmente sediada na Igreja de Santa Luzia. A programação começou na terça-feira, dia 11, e vai até o dia 30 de março com o descimento do mastro.
PROGRAMAÇÃO
Dia 23 – Domingo de Páscoa – Imposição da Insígnias
Às 19h – Na Igreja de Santa Luzia, entrega das Fitas e Opas aos novos irmãos e juízes da festa: Roberto C. Ciza da Costa e Ana Maria P. da Costa. Coroação do rei e da rainha da festa. Logo após a cerimônia de coroação das figuras folclóricas dos soberanos da festa, tradição secular da irmandade. Em seguida transladação das imagens da igreja de Santa Luzia para a Capela da ordem Terceira do Carmo.
Dia 24 – Segunda-Feira de São Benedito – Feriado Municipal
Às 5h30 – Festiva Alvorada com repicar de sinos, espocar de foguetes, banda, congadas de Moçambique, que convidadas percorrerão as ruas da cidade anunciando a festa.
Às 8h Santa Missa em intenção das almas dos irmãos falecidos e benfeitores da Irmandade na Capela da Ordem Terceira do Carmo.
Às 10h – Solene Missa Campal – celebrada na Praça General Osório, com a presença dos sacerdotes convidados pela irmandade, além do rei e da rainha com seu séqüito, dos juízes da festa e da população católica. Após a missa, distribuição dos pães bentos e lembranças dos festejos. Em caso de chuva, esta missa será realizada na Igreja de São Bernardino de Sena.
Às 17h – Tradicional Procissão
Saída da Igreja da Capela da Ordem Terceira do Carmo com as imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e do Glorioso São Benedito, que percorrerão o itinerário de costume pelas ruas do centro. No decorrer da procissão solene será interpretada a peça “A Vida do Glorioso São Benedito”, do poeta Brasil dos Reis. Interpretação: Bianca Queirós; Direção: Lú de Queiroz.
Dia 30 – Domingo – descida do mastro
Às 17h – Arriamento dos mastros
As barraquinhas ficarão montadas no Aterro do Carmo do dia 20 a 30 de março.