A noite de quarta-feira, dia 11, foi um marco especialmente importante para um segmento da população de Angra dos Reis. É que foi realizada, no Clube Vera Cruz, a posse da tão sonha Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis. Com a presença na mesa de autoridades do secretário de Integração Bento Pousa Costa - representando o prefeito Fernando Jordão - e do vice-presidente da Câmara, vereador José Maria Justino - representando a Casa Legislativa -, Manoel Morais Reis, mais conhecido como Neto tomou posse como presidente em meio a muita emoção.
- Estou em Angra há 34 anos, chegando ao município em 1º de janeiro de 1972 aos 16 anos, sonhava com a criação desta associação para organizar os nordestinos e nortistas que vivem em Angra, difundindo nossa cultura. Por isso, é comovente pra mim, que trabalhei no Estaleiro Verolme, depois fui taxista nesta cidade, dar início hoje à realização deste sonho -, ressaltou Neto.
Durante a cerimônia de posse, Bento anunciou que a Prefeitura de Angra vai realizar em dois finais de semana de agosto, dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19, a Festa dos Nordestinos, no Clube Real, na Japuíba. Segundo o secretário, o objetivo é criar um evento anual que valorize a cultura do povo nordestino e nortista, além de incentivar a inscrição de novos membros à Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis. A entidade também terá uma barraca para explorar, através da qual poderá arrecadar recursos.
- Sou testemunha desta emoção do Neto, pois deste as primeiras reuniões que fizemos para pensar neste evento, ele sempre se mostrou muito entusiasmado. Não temos experiência num evento como este, mas estamos fazendo uma parceria com organizadores da Feira Nordestina de São Cristóvão, no rio de Janeiro, que acontece há décadas nos finais de semana. A festa já está marcada para agosto e queremos que seja um sucesso e para isso já estamos trabalhando. Também queremos fazer uma grande vaquejada, pois também é uma festa que contempla a cultura de um povo. Eu admiro muito essas pessoas que deixaram sua terra e hoje amam Angra dos Reis. Talvez, eu seja o angrense mais nordestino -, disse Bento.
O vereador José Maria Justino ressaltou que ao ser procurado por Neto, abraçou a causa de imediato por saber que o nordestino representa muito não só para Angra, mas para todo o país.
Tomaram posse ainda: como vice-presidente da associação, Luís Carlos Moreira; como 1º secretário, José Hugo dos Santos; além de toda diretoria financeira e de eventos, na presença de vários fundadores, entre eles, Renato Caetano do Carmo, que também compôs a mesa de autoridades.
Também estiveram presentes ao evento os vereadores Odir Plácido Duarte, Marco Aurélio Vargas e Essiomar Gomes. Este último, que é nordestino, foi elogiado pelo secretário Bento e pelo presidente Neto como grande colaborador para que a associação se tornasse uma realidade. Como acontece no Rio de Janeiro, em São Cristóvão, a Feira Nordestina de Angra será um grande sucesso, consolidando-se no calendário anual de eventos do município.