Estação Santa Luzia

Estação de atendimento e pier para embarcações de passeio e de cruzeiros será inaugurada dia 19, às 18h

Segunda-Feira, 17/03/2008 | .

A Prefeitura, através   da TurisAngra, inaugura no dia 19, quarta-feira,   às 18h, a Estação Santa Luzia, uma obra de grande importância para o desenvolvimento do setor turístico em nossa região. A Estação consiste em um píer de 65 metros de comprimento e cinco de largura e uma estação de atendimento e receptivo de turistas   com 140 metros quadrados, para atender melhor e com mais qualidade as embarcações de passeio e de cruzeiros marítimos.
            O píer tem capacidade para seis embarcações simultâneas (saveiros, escalares, lanchas, traineiras, entre outras), com iluminação e cobertura retrátil. A estação propriamente dita é coberta, totalmente transparente, preservando a paisagem natural da Baía de Angra e climatizada por vaporizadores chamados de aspersores. Seu interior vai abrigar um posto de atendimento e informações turísticas, da Polícia Federal, da Capitania dos Portos, da Associação de Barqueiros e de operadoras de turismo.
            Além disso, terá   dois terminais multimídia onde o turista poderá acessar informações sobre a cidade, pontos turísticos e meios de hospedagem, entre outras. Também haverá uma mostra permanente de artesanato na Estação. O tempo máximo permitido para embarque e desembarque no píer será de 15 minutos, regulamentado por Lei Municipal. Também será vedado o embarque e desembarque de cargas (será permitida apenas bagagens de mão), pescar e nadar na área da Estação.
            A Estação funcionará 24 horas. Ficará sob a responsabilidade da Patrulha de Turismo das 7h às 19h e da Vigilância Patrimonial da Prefeitura das 19h às 7h. O Atendimento ao turista será das 7h às 19h.  O píer será cercado por bóias para que nenhuma outra embarcação fundeie no local e impeça a atracação.
            Mesmo com a Estação Santa Luzia, cuja iluminação e transparência é uma homenagem à Santa que é um símbolo de luz, o Cais de Turismo vai continuar funcionando. A diretora-executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, explicou que  os serviços de translados de pousadas das ilhas preferem o antigo cais para o embarque e desembarque de seus hóspedes.
 
Projetos incluem banheiros subterrâneos e Praças de Alimentação
 
            Na inauguração da Estação Santa Luzia serão apresentados mais dois projetos que fazem parte do complexo que tem ainda uma belíssima praça com jardins e bancos ao longo de todo o passeio de pedra antitérmica e uma grande deck de madeira que emolduram toda a orla central da cidade.  Um   dos projetos é de banheiros masculino e feminino subterrâneos para não causar impacto visual no espaço e duas Praças de Alimentação.
            Os banheiros irão ficar    sob o jardim em frente à estação e depois de concluída a obra, a visão ainda será de um jardim, com uma pequena diferença a rampa de acesso ao subterrâneo.
O espaço terá maleiro com chave, cabine para o controle de utilização, depósito e dois banheiros (feminino e masculino), destinado aos portadores de necessidades especiais. Haverá também um fraldário e um vaso sanitário infantil. Para esses espaços não haverá uso de roletas ou catracas, a taxa será gratuita.
            O banheiro feminino será composto de 7 cabines de vaso sanitário, 7 cubas de lavatório, 2 cabines com trocador e fraldário, num total de 45 metros quadrados. O banheiro masculino será   formado por 3 cabines de vaso sanitário, 6 cubas de lavatório e   2 cabines   de chuveiro com trocador num total de 34 metros quadrados.
            Cada módulo de Praça de Alimentação, serão 2,   irá abrigar   dois restaurantes, cada um composto por área de atendimento com bancada, espaço para geladeira e cozinha espaçosa. O espaço coberto é suficiente para abrigar 28 mesas com quatro cadeiras, num total de 112 lugares na área interna. O espaço externo também poderá ser utilizado para a colocação de mesas conforme a demanda.
 

Secretarias relacionadas: