Escolha as 7 Maravilhas do Estado do Rio
Para que a Ilha Grande figure entre as 7 Maravilhas do Rio basta você votar: www.7maravilhasdorio.com.br
A “pérola da Costa Verde”, a Ilha Grande, a terceira maior ilha do país e distrito de Angra dos Reis é um dos 30 lugares candidatos a 7 Maravilhas do Rio. A campanha realizada pelos jornais “O Globo”, “Extra”, “Expresso” e “Globo Online”, começou neste domingo dia 29. A primeira etapa do concurso vai até as 18h, do dia 23 de agosto. Entre os 15 mais votados pelo público serão escolhidas as 7 Maravilhas do Rio. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro.
Para votar e colocar a Ilha Grande entre os monumentos arquitetônicos e naturais notáveis do Estado do Rio de Janeiro basta acessar o site: www.7maravilhasdorio.com.br . Antes configure a resolução de seu monitor para 1024 x 768. A campanha é fruto da eleição do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das 7 Maravilhas do Mundo. Os 30 lugares candidatos a 7 Maravilhas do Rio foram escolhidos por um júri formado por 11 jurados entre artistas, escritores, arquitetos, especialistas da área de turismo urbanistas, e editores dos jornais que realizam a campanha.
O presidente de Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Manoel Francisco de Oliveira comemorou a inclusão da Ilha Grande.
- Vamos fazer uma campanha para que a Ilha Grande figure entre os sete locais escolhidos, - revelou Manoel Francisco.
O Centro Histórico de Paraty também foi indicado entre os 30 candidatos. O Parque Nacional de Itatiaia (Pico das Agulhas Negras), também está entre os indicados. Manoel Francisco prega a união regional. Ele quer que o Sul do Estado faça uma campanha em torno dos lugares da região indicados pelos jurados. Para o presidente da TurisAngra se Paraty e o Pico das Augulhas Negras também forem eleitos isso só irá fortalecer o turismo na região.
Ilha Grande: o Paraíso existe
Considerada a atração mais notável de Angra, a Ilha Grande com seu relevo montanhoso e florestas que contrastam com a riqueza de sua costa, exibe ao turista 193 quilômetros quadrados de praias (106), cachoeiras, riachos e uma vegetação exuberante. Um dos pontos principais da ilha é a Vila do Abraão, onde se concentra o maior núcleo de população, hotéis, pousadas, campings e restaurantes. Do Abraão saem diariamente saveiros para passeios em diversos pontos da ilha, onde se descobre locais extremamente belos. Toda a ilha é cortada por trilhas que ligam vilas e praias, se tornando uma ótima opção para os adeptos ao trekking. Além da Vila do Abrão que já tem luz elétrica, toda costa noroeste desde Freguesia de Santana até a Vila de Provetá, foi eletrificada em julho de 2001.
Uma de suas praias mais famosas é Praia de Lopes Mendes, ideal para a prática do surf, o ponto mais alto da ilha é a Pedra D`Água com 1.030 metros de altitude. Existe ainda o Bico do Papagaio. São três horas de caminhada partindo da Vila de Abraão para se chegar ao local que é o segundo maior da Ilha com 980 metro de altitude. De cima pode-se observar as praias do Caxadaço, Parnaioca e de Dois Rios. Além de belezas naturais a Ilha Grande faz parte da história do Brasil. Na Praia de Dois Rios estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes. O presídio da Ilha Grande, já desativado, teve entre seus detentos figuras ilustres como o escritor Graciliano Ramos, o jornalista Fernando Gabeira e a lendária “Madame Satã”.