Uma equipe formada por técnicos do serviço DST/Aids e agentes de saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra começaram as atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids – 1º de dezembro- fazendo panfletagem na entrada do estaleiro Brasfels, às 6 horas da manhã, distribuindo panfletos e cerca de 2 mil camisinhas para os metalúrgicos. Até o final da tarde, 17 horas, a campanha de prevenção distribuiu milhares de materiais informativos sobre o assunto e cerca de 30 mil camisinhas em todo o município.
Para o Secretário de Saúde, Amílcar Caldellas, o município atingiu com sucesso o objetivo principal que é mostrar para a população que todos devem se prevenir contra a doença e que se uma pessoa é portadora do vírus da Aids ela deve se cuidar porque o tratamento está à disposição de todos no serviço público de saúde.
Durante a campanha realizada nas portas de escolas, na Praça General Osório (Centro), no Brasfels e nas unidades de saúde, a Prefeitura deixou claro para a população que a Aids é uma doença grave, e que pode levar à morte , se o paciente não se cuidar. Outra informação importante que foi passada na campanha é que os exames para saber se a pessoa é portadora do vírus (teste de HIV) está à disposição de todos gratuitamente e que os resultados são sigilosos e passados somente para o interessado. O exame pode ser requisitado em qualquer unidade municipal de saúde da cidade na sala 18 do centro de especialidades, no antigo PAM.
A campanha foi encerrada com o irreverente show musical da Banda Xandy de Dentro, que levou centenas de pessoas ao Cais de Santa Luzia, das 18 às 20 horas. Os vocalistas da banda durante todo o show passaram informações sobre a necessidade de se prevenir contra a Aids e os agentes de saúde se misturaram ao público para se divertir e trabalhar distribuindo panfletos e camisinhas.
É bom reforçar que a Aids é uma doença infecto-contagiosa que continua a crescer no mundo e que a prevenção é o melhor remédio. O tratamento é gratuito fornecido pela Prefeitura, desde médicos, medicação e acompanhamento psicológico.
Todas as gestantes também devem fazer o teste porque se for detectado que ela tem o vírus o bebê tem 90% de não contraí-lo se ela se cuidar durante todo o pré-natal.
Uma das formas de se prevenir contra a Aids é sempre usar camisinha durante os atos sexuais. Todas as pessoas interessadas em adquirir este tipo de preservativo gratuitamente devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer um cadastro e pegar mensalmente uma cota de camisinhas.
No Município hoje cerca de 380 pessoas estão em tratamento, entre adultos e crianças. Participe das ações e contribua com a distribuição de informações.