Dia 22, Dia Mundial das Águas

Palestras, reflorestamento, teatro e história para comemorar o Dia Mundial das Águas

Sexta-Feira, 16/03/2007 | .

A crise de água no Planeta está causando um impacto devastador na qualidade de vida de milhões de pessoas no mundo, que convivem com duas duras realidades: a escassez e a poluição dessa substância vital para a sobrevivência do ser humano. Com o objetivo de ajudar a mudar essa realidade através da conscientização, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, vai promover no dia 22, quinta-feira, um série de atividades em todo Município.  As atividades  acontecem no dia Mundial das Águas. Haverá  a palestra “A Água e o homem”  e a peça  teatral “Amigos dos Rios”, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o  Reflorestamento de Mata Ciliar (vegetação nas margens de rios e mananciais que protege os cursos de água do assoreamento), no Pontal e em Jacuecanga e um encontro na Bica da Carioca seguido de passeio pelas ruas da cidade, com um grupo de Seresteiros, onde existiam pontos históricos de água. As atividades terminam com o plantio de quaresmeiras na Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto).
O Dia Mundial das Águas, dia 22 de março, foi instituído em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar os povos de que a água é um recurso finito, cuja quantidade per capita diminui a cada dia com o crescimento da população mundial e da degradação dos mananciais. Além de alertar, a data tem o objetivo de conscientizar a população através dos estudantes, que são agentes multiplicadores de informações, da necessidade de se economizar água com pequenos atos em nosso dia a dia, como não deixar uma torneira pingando. As crianças são o público alvo dos eventos, mas qualquer pessoa interessada na causa pode participar.  Vale esclarecer que uma torneira pingando o dia todo desperdiça o equivalente a 46 litros de água, o suficiente para um banho demorado.
 
Programação:
 
Dia 22  - Quinta
 
·         09h – Palestra “ A Água e o homem”
Local: Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Praia da Chácara
Público alvo: crianças das escolas do Parque das Palmeiras e Sapinhatuba
 
·         09h – Reflorestamento da mata ciliar
Local: Pontal e Jacuecanga
Público Alvo: Crianças das escolas locais
 
·         10h – Peça de teatro “Amigos dos Rios”
Local: Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Praia da Chácara
Público alvo: crianças das escolas do Parque das Palmeiras e Sapinhatuba
 
·         18h – Encontro na Bica da Carioca para saída com um grupo de seresteiros pelas ruas da  cidade onde existiam pontos históricos de água. Logo após, haverá plantio de quaresmeiras      na Praça do Porto.

Secretarias relacionadas: