O número de casos notificados de Dengue caiu cerca de 25% em um semana. A informação é de Secretário de Saúde, Edson Miranda. Ele explicou que da semana retrasada até a passada o município registrou cerca de mil notificações de suspeitas de dengue. Da semana passada até está segunda-feira, dia 07, o número de notificações caiu para cerca de 700 casos, ou seja uma diminuição de cerca de 25%.
Ele lembrou que a queda se deve às ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todo município. Mas Edson Miranda foi cauteloso e afirmou que ainda serão necessárias mais três semanas para verificar se o número de notificações confirmam essa tendência de queda.
O mapa da doença em Angra divulgado nesse segunda-feira, dia 07, mostra que até agora foram notificados 4.790 casos de dengue. Dessas notificações 701 foram confirmados e 151 descartados.
A grande Japuíba, que integra todos os bairros desse região como Tararaca, Encruzo da Enseada, Campo Belo e Nova Angra, continua tendo maior número de notificações. Só o bairro da Japuíba registrou 42,65% das notificações. Ao contrário de outras cidade do Estado, em Angra as crianças não as maiores vítimas da doença. A maioria dos casos vem sendo registrado em pessoas adultas, entre 20 e 49 anos.
Os quatro Centros de Hidratação, no Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Posto de Saúde da Japuíba e no CEA, continuam funcionando em sistema 24h. As crianças que precisam ficar no soro no período noturno recebem lanche e o SAAE está distribuindo água potável e soro caseiro para as pessoas que aguardam atendimento.
Vale lembrar que todas as unidades de saúde do município estão prontas para atender os casos de dengue. Os Centros de Hidratação foram instalados para dar mais conforto aos pacientes e para que os demais serviços da rede continuem sendo realizados normalmente.
Hoje e amanhã, dias 7 e 8, os 90 homens do Corpo de Bombeiros destacados pelo governador Sérgio Cabral para integrar o combate à dengue em Angra e as 26 pessoas da Brigada de Voluntários da Eletronuclear estão sendo treinados no auditório do CEA. Eles estão recebendo instruções de técnicos da Coordenação de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.