Na noite do dia 18, o auditório do CEA, Centro de Estudos Ambientais de Angra estava repleto de alunos que participaram de diversos cursos ambientais e oficinas de confecção de eco-sabão promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. A noite de festa presenteou os alunos com os certificados de conclusão dos cursos e com a entrega das primeiras 36 formas de madeira para a confecção do eco-sabão ( que é feito com óleo de soja que sobra das frituras).
O Prefeito Fernando Jordão prestigiou os alunos participando do evento que considera de importância fundamental para o município e entregou no ato a primeira forma de eco-sabão para Dona Benedita, uma das senhoras do Monte Castelo que participa das oficinas realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente em todo o Município. Ela e dezenas de outras mulheres de Angra estão participando do projeto municipal que está estimulando e apoiando as criações de cooperativas para geração de renda auto-sustentável em todo o município.
_ Parabenizo a todos que estão integrados nos projetos ambientais do CEA. Eles são fundamentais para aumentar a conscientização ambiental de nossos jovens. São cursos de qualidade e que só são encontrados por preços altos em universidades e outros centros educacionais. Todos devem aproveitá-los porque os oferecemos gratuitamente para a população porque sabemos que são necessários. Nosso desafio para o ano de 2008 é trazer mais cursos e mais informações para o município e o faremos com certeza – afirmou o Prefeito.
Foram entregues os certificados para cerca de 70 alunos que participaram dos Cursos de Metereologia Básica, Análise Física do Ambiente, Oficinas de Sensibilização Ambiental e da 1ª Eco Manguezal de Angra.
Também prestigiaram o evento a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Elizabeth Brito, a Coordenadora do CEA, Elka Domingues e os professores que ministraram os cursos, que também receberam certificados e foram homenageados pela Prefeitura.
A Secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Brito, na ocasião, agradeceu ao Prefeito Fernando Jordão por disponibilizar recursos financeiros e dar toda a atenção necessária para o setor, nos últimos 2 anos para que toda a equipe da secretaria pudesse desenvolver com sucesso diversos projetos.
Elizabeth falou sobre algumas das principais conquistas do meio ambiente na cidade como a confecção das árvores de natal comunitárias com garrafas pets, que retiraram do meio ambiente milhares de embalagens que entopem principalmente os bueiros; mudança para nova sede da secretaria, melhorias na fiscalização ambiental com aluguel de helicópteros e lanchas; aumento do quadro de funcionários com a contratação de vigias ambientais; de especialistas para tratar dos assuntos referentes ao Fundo Municipal de Meio Ambiente; do início da revisão do Código Municipal de Meio Ambiente; a valorização das equipes de parques e jardins e da arborização; o investimento no Cinturão Verde que já está abrangendo a Ilha Grande; dentre outros.
Na ocasião, a coordenadora do CEA anunciou que já estão abertas as inscrições para o curso de Geologia Ambiental, que será iniciado em fevereiro. Os interessados podem fazer as inscrições no CEA, na Praia da Chácara, ou pelo telefone, 3368-4481.