Desde o último fim de semana a Prefeitura, através da TurisAngra, está fiscalizando no Cais de Turismo embarcações que fazem passeios turísticos. Esta é mais uma ação do Angra Legal. O controle é feito através do voucher, o bilhete vendido pela agência de turismo. Nele consta um código de barra fornecido pela TurisAngra, às agências legalizadas, que é identificado através de leitores ópticos antes do embarque. Os leitores ópticos estão sendo utilizados no Cais de Turismo, e posteriormente na Vila do e Abraão, Ilha Grande.
Sete agências de turismo já estão retirando seus códigos de barra. Os proprietários estiveram reunidos com o presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira, na segunda-feira, 8. No encontro foi discutido o resultado dos primeiros dias desta ação, que no sábado, 6 e domingo, 7, registrou a passagem de 1.071 pessoas pelo cais.
Entre as questões levantadas na reunião, viu-se a necessidade da instalação de uma “sala de estar” no cais. A TurisAngra na terça-feira, 9, providenciou o pedido dos operadores de turismo, e mandou instalar uma cobertura com cem metros quadrados. A idéia é manter o turista confortável enquanto espera a identificação para a embarcação que vai levá-lo a conhecer ilhas e praias da Baía da Ilha Grande.
Outro ponto discutido foi o trabalho dos vendedores de passagens nas ruas da Cidade. Para organizar o trabalho deles a Prefeitura, através da TurisAngra, vai oferecer um curso de capacitação de duas semanas, além de identificá-los com crachás e uniformes. O próximo passo é mantê-los em sintonia com as agências. O número será limitado aos sete vendedores já existentes. Essas medidas facilitarão o trabalho não só dos vendedores, mas também valorizarão os serviços prestados pelas agências através de suas embarcações.
- Estamos fazendo de tudo para ajudarmos. O prefeito Fernando Jordão quer que o turismo cresça e que os operadores ganhem dinheiro, mas para isso precisamos da cooperação de todos. E o único caminho é o ordenamento do turismo, - lembrou Manoel Francisco.
Os operadores se manifestaram favoravelmente aos procedimentos tomados pela Prefeitura. Muitos há décadas neste ramo, concordaram que a iniciativa do prefeito Fernando Jordão em ajudar só está trazendo benefícios para a categoria e ao turismo de modo geral.
- Todos sairão ganhando com essas medidas, - atestaram.