No domingo, dia 15, o Brasil comemorou o Dia Nacional de Conservação do Solo. O objetivo da data é estimular a reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizar corretamente este recurso natural e, assim, viabilizar a manutenção e até mesmo a melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentar de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.
A aqui em Angra dos Reis, a data não podia passar em branco. Para isso a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano promoveu, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), palestras sobre “Pedologia e uso sustentável do solo”, com o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Marcos Aurélio. Ele convidou os participantes a uma prática de identificação do solo.
Uma outra palestra sobre “Área de proteção ambiental da bacia do rio Japuíba”, foi apresentada pelo agrônomo, Thiago Micheline Barbosa e o gerente de Uso e Solo da Secretaria Municipal de Agricultura, Luiz Moura Bezerra. Em seguida aconteceu um debate com o público, cerca de 80 pessoas do Colégio Jean Piaget, da comunidade Banqueta e representantes da Ong UBEM.