Cumprindo a promessa do Secretário Bento Pousa Costa, o Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal de Esportes foi apresentado ao segmento antes de ser encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. A apresentação, que foi mais um marco no estreitamento dos laços entre o poder público e os desportistas, foi na manhã de quarta-feira, dia 15, no Centro de Estudos Ambientais, da qual Bento fez questão de abrir, ressaltando a importância do momento para o esporte.
Cerca de cem pessoas ligadas às diversas modalidades esportivas estiveram presentes à reunião, que contou ainda com a presença do Secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, - que mesmo estando de férias fez questão de apresentar o projeto. Também estiveram presentes o Secretário Interino de Cultura, Esportes e Eventos, João Willy; e o Subsecretário de Esportes, Jorge Eduardo Rabha.
Após uma apresentação detalhada do projeto, feita pelo secretário Marcus Veníssius, com explicações sobre cada parágrafo e aprovação dos mesmos pelos presentes, o documento foi aprovado para ser enviado à Câmara Municipal. Veníssius destacou que esta condução da elaboração do projeto foi a primeira e a mais importante determinação do secretário Bento.
Veníssius reafirmou a importância da criação do Conselho Municipal de Esportes para que todas as decisões tenham a participação dos desportistas do município.
- Estamos trabalhando muito para que o esporte esteja no dia-a-dia das pessoas, melhorando a qualidade de vida e, quando possível, descobrindo talentos. Mas precisamos estar em sintonia para que os projetos das associações obtenham cada vez mais sucesso. Por isso, é tão importante a criação do Conselho Municipal de Esportes com a participação dos desportistas de todas as áreas -, disse Marcus Veníssius, destacando que o Conselho de Esportes é apenas o primeiro passo para uma criação de uma fundação, pois isso será o que vai acontecer com a cultura no ano que vem. A Fundação de Esportes é dinâmica para a captação de recursos, pois não fica limitado apenas ao orçamento municipal. Com a criação do Conselho Municipal de Esporte, esse projeto poderá ser amadurecido, sendo discutido pelo próprio segmento.
Bento lembrou que este caminho democrático é o ideal para o desenvolvimento do esporte em Angra dos Reis. Para dar início a este processo, representantes de associações esportivas e a Prefeitura de Angra se reuniram em maio com amplo debate até a escolha da comissão - composta por Jorge Panayotis, Marcelo Lopes, Hele Serafim, Sidney Calderoni e Adelino Nunes - que formatou o Projeto de Lei para a Criação do Conselho Municipal de Esportes.
Vale ressaltar que os escolhidos não representaram os segmentos esportivos
aos quais militam no município e sim todo o esporte de Angra. Junto com a equipe da Subsecretaria de Esportes, eles trabalharam incansavelmente nestes dois meses para que o Conselho Municipal de Esportes torne-se uma realidade.
aos quais militam no município e sim todo o esporte de Angra. Junto com a equipe da Subsecretaria de Esportes, eles trabalharam incansavelmente nestes dois meses para que o Conselho Municipal de Esportes torne-se uma realidade.
Outra boa notícia, que poderá incrementar os projetos esportivos, é a construção de uma Vila Olímpica. Bento explicou que a partir da negociação do de uma antiga dívida de impostos das Indústrias Verolme Ishibras (IVI) com a Prefeitura, áreas foram entregues ao município como pagamento. Uma delas é a do Grêmio Desportivo Verolme (GDV), que é muito apropriada para uma Vila Olímpica.
Veníssius também aproveitou a oportunidade para apresentar o decreto de regulamentação da Lei de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Meio Ambiente, que está para ser publicada no Boletim Oficial. Com esta lei, a Prefeitura abre mão da arrecadação de tributos como ISS e IPTU quando empresas e/ou pessoas doam ou patrocínio projetos ligados à cultura, ao esporte e ao meio ambiente.
Já a Conferência Municipal de Esportes está prevista para os dias 21, 22 e 23 de setembro, quando serão eleitos os conselheiros.