Conquistas no setor portuário

Prefeitura de Angra realiza com sucesso II Encontro Portuário e abre novas perspectivas para o setor

Terça-Feira, 01/04/2008 | .

 A Prefeitura de Angra dos Reis realizou com total sucesso nos dias 27 e 28, na área de retroporto, no São Bento, o II Encontro Municipal de Desenvolvimento do Setor Portuário reunindo trabalhadores do setor e diversas autoridades como o Prefeito Fernando Jordão, secretários municipais e representantes da Companhia Docas, da Câmara Municipal, Petrobrás, empresas, dos governos federal e estadual, agenciadores de navios, clientes exportadores e importadores. O evento foi coordenado pela Gerência de Assuntos Portuários do Gabinete do Prefeito em parceria com a Companhia Docas.

Durante o encontro foi reaberta com força total as discussões sobre a possibilidade de utilização do Porto de Angra como base de apoio às atividades de Offshore para realização de serviços de apoio às plataformas situadas na Bacia de Santos. Foi também divulgado que a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República vai liberar até R$ 5 milhões para a dragagem do porto, que é uma uma reivindicação dos trabalhadores de mais de 30 anos.

A importância de se criar um grupo de trabalho formado pela Prefeitura, trabalhadores, Cia Docas, clientes e os governos estadual e federal para dar continuidade às deliberações apresentadas durante os encontros do setor também foi aprovada pelos presentes.

A possibilidade da vinda para Angra dos serviços de Offshore foi levantada durante as apresentações das empresas ACERGY e TECHNIP que mostraram interesse grande em utilizar o Porto de Angra como base de apoio às plataformas por estrategicamente apresentar condições favoráveis, como a proximidade em relação ao Campo de Mexilhão da Bacia de Santos.

Diversos outros temas também foram abordados no encontro como as necessidades de melhorias nas movimentações das cargas de longo curso do porto, como as de vergalhões exportados pela GERDAU e de tubos exportados pela SAINT GOBAIN, além das realizadas pelas demais empresas que atuam no município. Também foi lembrada a necessidade de realização de obras nas rodovias de acesso à cidade e no pátio de estocagem do porto. Outro importante ponto ressaltado durante o encontro foram os elogios dos palestrantes em relação a excelente qualidade e eficiência da mão-de-obra do Porto de Angra.

Também foram temas em destaque a “Visão da Companhia Docas do Rio de Janeiro para com o Setor Portuário angrense com a nova diretoria – expectativa de mudanças”; “Os novos desafios/investimentos da concessionária da Linha Férrea”; “Governos Federal, Estadual e Municipal visão em relação ao setor portuário”; “Relação Porto/Cidade – os Portos pequenos no contexto Nacional”; “Exportação e Importação, Longo Curso e Cabotagem”.

_ Realizamos mais este Encontro para fomentar o setor, dando continuidade às ações que iniciamos no I Encontro, junto com os trabalhadores. Ações estas que resultaram em conquistas importantes como a vinda para Angra de carga da empresa Saint Gobain. Almejamos agora trazer os serviços de Offshore e estamos trabalhando com afinco para conseguir mais esta conquista. Acreditamos que o Porto de Angra é muito importante para a cidade, além de ser reconhecido nacionalmente pela qualidade dos serviços executados. É bom lembrar como fez questão de divulgar um dos nossos palestrantes convidados, Humberto Reis, da Saint Gobain, que segundo pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, o nosso porto , no âmbito municipal, foi o que mais exportou em todo o Brasil em fevereiro deste ano. Isto é muito positivo. Isto demonstra que as ações desenvolvidas em conjunto por todos nós, governo, empresas e trabalhadores estão dando certo, -afirma o Prefeito.

Angra do Reis é o município que mais exportou em fevereiro

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), sobre o desempenho da balança comercial brasileira por município no mês de fevereiro, Angra dos Reis exportou em fevereiro, através do Porto, US$ 529,6 milhões, e ficou classificada em primeiro lugar no ranking nacional no mês. A segunda colocada foi a cidade de São Paulo e a terceira São José dos Campos.

 

 

 

 

Secretarias relacionadas: