Conferência Municipal do Idoso

Prefeitura de Angra realiza I Conferência para discutir e aprovar políticas para pessoas idosas

Quinta-Feira, 03/04/2008 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Ação Social, e o Conselho Municipal do Idoso se uniram para realizar a I Conferência Municipal do Idoso com o tema, “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”.
            A abertura nesta quarta-feira, dia 2 de abril, no auditório do CEA- Centro de Estudos Ambientais- contou com as presenças da Secretária de Ação Social e Primeira Dama, Célia Jordão; do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Walkir Vicarone e cerca de duzentas pessoas, a maioria participantes dos sete Núcleos de Convivência da Terceira Idade mantidos pela Prefeitura, além de profissionais do setor.
             Os núcleos de convivência funcionam nos bairros da Nova Angra, Japuíba, Belém, Balneário, Frade, Perequê e Monsuaba, oferecendo atividades culturais como canto coral, dança de salão, artesanato, contação de histórias, passeios, bingos, festas e bailes.
            A Secretária Célia Jordão abriu o evento falando dos avanços obtidos pelas pessoas idosas do município devido às políticas públicas sérias de disponibilização de serviços de qualidade voltados ao setor, implementadas pela Prefeitura, principalmente depois de 2005, quando ela assumiu a Secretaria de Ação Social.
            Dentre as conquistas se destaca o Serviço de Proteção Básica ao Idoso que oferece  atendimento psicossocial e jurídico nos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social, implantados em diversos bairros pela Prefeitura. Os idosos também podem contar com os serviços do CREAS- Centro de Referência Especializado em Assistência Social- que funciona no Centro e está voltado para atender vítimas de negligência e maus-tratos. Célia também lembrou dos demais serviços disponibilizados pela Prefeitura para esta camada importante da população, através das Secretarias de Cultura, de Esportes e Lazer; e de Educação. Ainda em seu discurso ela fez questão de afirmar que a Prefeitura de Angra não realiza favor e nem assistencialismo aos idosos: “Realizamos políticas públicas de qualidade que temos o dever de realizar”- disse ela.
            O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Walkir Vicarone parabenizou todos os participantes e explicou que uma das metas principais do Conselho é   resgatar o Estatuto do Idoso.
            Durante a manhã, além da mesa de abertura, a conferência municipal aprovou regimento interno e contou com a palestra da professora e doutora da UFRJ Dina Frutuoso, que também é representante do Conselho Estadual da Pessoa Idosa . A Secretária Célia Jordão também falou no primeiro painel de discussão sobre “A Política de Atenção ao Idoso no Âmbito do Município de Angra dos Reis”.
            Durante a tarde, Ramon Nilo Barros da Silva, gerente Administrativo da Viação Senhor do Bonfim e Marcela Alvernaz, gerente da Caixa Econômica Federal, apresentaram o painel “ Participação dos Prestadores de Serviço Local (bancos, comércio e empresas de ônibus). Ainda na período da tarde, aconteceu uma importante palestra com Mônica Alencar, advogada do Procon.
            A conferência foi finalizada com discussão e aprovação do relatório final. Os  membros do Conselho Municipal do Idoso irão participar da conferência regional que acontecerá brevemente em Itaguaí.

Secretarias relacionadas: