Angra dos Reis ganhou este ano sua 1ª Festa Nordestina, um grande evento que já entrou para o calendário oficial da cidade. Forró com grupos de Angra e da Feira de São Cristóvão(RJ) , repentistas, comidas deliciosas e artesanato da região nordestina são as grandes atrações do evento. Serão dois finais de semana de agosto: dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19, no Clube Real, na Japuíba. Na sexta-feira, dia 10, a festa começou às 20h. Já aos sábados e domingos, o evento será aberto a partir das 10h.
Tudo isso, para que os visitantes possam saborear as comidas típicas e apreciar as atrações vindas diretamente da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, evento que acontece há décadas e atrai visitantes de todos os lugares do país e até do exterior.
A Festa Nordestina, realizada pela Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis e pela Prefeitura de Angra, conta com grupos musicais, trios, repentistas, dançarinos de forró, barraquinhas de petiscos típicos, produtos secos e molhados e artesanato.
O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que anunciou oficialmente a realização da Festa Nordestina durante a cerimônia de posse da Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis no mês passado.
O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que anunciou oficialmente a realização da Festa Nordestina durante a cerimônia de posse da Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis no mês passado.
Bento na ocasião disse que o objetivo da Festa Nordestina foi criar na cidade um evento anual que valorize a cultura do povo nordestino e nortista, presentes em grande número em Angra dos Reis.
Já o presidente da Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis, Manoel Morais Reis, mais conhecido como Neto, está vendo a realização de um antigo sonho. Segundo ele, além da valorização da cultura, o evento servirá para a divulgação da entidade recém criada, sendo um espaço onde todos poderão se associar.
A cenografia e a ambientação da festa foram cuidadosamente criadas com base nos textos de cordel e mensagens de humor, trazendo cultura e identidade nordestina para a cidade. São esperadas cinco mil pessoas por dia durante o evento.
A Festa conta com dois grandes ambientes, sendo um externo e um interno. No primeiro, o público encontra uma grande pista de dança, um palco, uma praça de alimentação com barraquinhas e restaurantes cobertos, animados por repentistas.. Já no ambiente interno, tem um palco para apresentação dos grupos musicais, além de bares de comidas e bebidas típicas. Para a comercialização do chopp, foram criadas duas ilhas: uma na praça de alimentação e outra na parte externa, próxima à pista de dança.
Programação de shows da Festa Nordestina
10/08/07- Zé Duda e Miguel Bezerra (Repentistas) / Tiãozinho do Acordeon / Cia. Marinho Bras (Aulas de Forró) / Trios: Caraforró e Forró Colado
11/08/07 - Zé Duda e Miguel Bezerra (Repentistas) / Trio Cariri / Cia. Marinho Bras
(Aulas de Forró) / Trios: Zé Matias e Xodó.
(Aulas de Forró) / Trios: Zé Matias e Xodó.
12/08/07 - Zé Duda e Miguel Bezerra (Repentistas) / Lins Baby e Julinho da Sanfona / Trio Aba de Couro e Zé da Onça e Sua Gente.
17/08/07 - Duplas Repentistas / Lins e Baby e Julinho da Sanfona / Cia. Marinho Bras (Aulas de Forró) Trios: Forró Pesado e Cassiano
18/08/07 - Duplas Repentistas / Trio Cariri / Cia. Marinho Bras (Aulas de Forró) / Trios :Beija Flor e Netinho Ferreira.