Combatendo a Dengue

Prefeitura realiza força-tarefa para intensificar combate e prevenção à Dengue na Japuíba e na Vila Nova

Domingo, 10/02/2008 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis continua intensificando as ações de combate e prevenção à Dengue em todo o Município. No sábado, dia 9, das 9 às 14 horas,  a Secretaria de Saúde com apoio da Fundação de Saúde e de diversas outras secretarias, iniciou uma Força-Tarefa para combater com mais eficácia os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti no miolo da Grande Japuíba ( área compreendida entre o Rio Japuíba e a Rua Benedito Soares), locais onde foi registrado o maior número de casos confirmados de Dengue neste verão. .
            A operação continuou no domingo, dia 10 , no bairro da Vila Nova, situado do outro lado do Rio Japuíba, próximo à área central da Grande Japuíba. O carro fumacê, a equipe de vigilância e os funcionários da limpeza pública percorreram todas as ruas da localidade e retiraram muitos recipientes dos quintais, como bacias e baldes velhos, garrafas pets e muitos vasilhames que serviam de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue.
            O trabalho da vigilância entomológica e malocológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura não pára por aí. Diariamente equipes de agentes percorrem todos os bairros da cidade distribuindo folhetos informativos para prevenção, vistoriando residências, borrifando veneno e destruindo possíveis criadouros.
 
Casos confirmados da Dengue se concentram na área central da Japuíba
           
            Segundo o Subcoordenador de Vigilância Entomológica e Malacológica da Secretaria de Saúde de Angra, Leonardo de Freitas, é na região central da Japuíba que se concentram atualmente os casos confirmados de Dengue e o maior número de notificações.
            _ Em todo o Município neste verão foram confirmados 10 casos de Dengue, sendo 8, em moradores de áreas situadas entre o  Rio Japuíba e a Rua  Benedito Soares. Foram feitas um total de 302 notificações de suspeitas de Dengue em toda a cidade , sendo que a grande maioria, 256 delas também estão localizadas nesta área da Japuíba.Verificamos também que nesta área os  focos da doença encontram-se principalmente em domicílios residenciais, por isso solicitamos que todos moradores colaborem com a Prefeitura e retirem de seus quintais e de dentro de suas casas todos os   utensílios que possam servir de criadouro para o mosquito - afirma Leonardo.
            Foi devido a esses números que a Prefeitura resolveu fazer uma grande operação no local  que compreende cerca de 33 acessos entre ruas e becos e 1.522 imóveis. Além da operação de limpeza, os agentes de saúde estão intensificando a conscientização dos moradores explicando todos os procedimentos para que não contraiam a doença.
            No sábado, o Secretário de Saúde Amílcar Caldellas e o Subsecretário de Saúde, Édson Miranda acompanharam toda a operação  caminhando nas Ruas Benedito Soares, Rio Claro, Rio Bonito, Ivo Cândido, Duas Barras, Rua Mangaratiba e demais ruas da área junto aos agentes de combate à Dengue e funcionários da Subprefeitura da Japuíba que estavam participando da força-tarefa,  totalizando cerca de 115 integrantes.
            Os integrantes da força-tarefa se concentraram às 8h30 em frente ao Posto de Saúde da Japuíba. De lá partiram com 2 caminhões , 1 retro, 1 carro fumacê, e 3 bombas costais para iniciarem a borrifação de veneno para combater larvas e para coletarem materiais como pneus, garrafas, latas, e todos os objetos que acumuladores de água, encontrado nas ruas, quintais e nos córregos.
            Os agentes de saúde e funcionários do serviço pújblico da Prefeitura entraram nas moradias, em oficinas, ferro-velhos e em terrenos baldios. Vistoriaram caixas d’águas e retiraram dos locais grandes quantidades de materiais que estavam infestados pelas larvas do mosquito transmissor da doença. Grandes quantidades de pneus infestados de larvas foram retirados da área.       
            Numa das ruas, em um grande quintal,  foram encontrados diversos focos, como um barco abandonado com muita quantidade de água acumulada cheia de larvas do mosquito. Os agentes borrifaram toda a área e retiraram alguns entulhos do local. Os moradores da casa não estavam doentes. O prejudicado foi o morador ao lado que    estava se recuperando da doença.
            _ Podem ver no meu quintal e na frente da minha casa tudo está limpo , não guardo velharia nenhuma e fui mordido pelo mosquito da Dengue. Passei muito mal. O foco está aqui ao meu lado, na casa do vizinho e se eles não colaborarem limpando essa área mais pessoas ficarão doentes - alertou João Albuquerque.
            O Secretário de Saúde de Angra, Amílcar Caldellas explica que em Angra o serviço de prevenção e combate à Dengue é feito seriamente, que o número de notificações é real e que todo paciente é medicado preventivamente quando é suspeito de ter adquirido a doença, procedimento que diminui em muito as complicações e o agravamento do quadro .
            _ Primeiro estamos fazendo um grande trabalho de conscientização de combate e prevenção à  Dengue em todas as residências do município. Contamos para isso com o total apoio do Prefeito Fernando Jordão e demais secretários municipais. A Prefeitura de Angra também contratou cerca de 120 agentes de controle de vetores que diariamente percorrem os bairros da cidade para realizar com eficácia esta tarefa. Outro trabalho relevante desenvolvido pela equipe de saúde é o monitoramento precoce da doença feito nesta época do ano em todas as 56 unidades de saúde do município.  Por exemplo, todos os pacientes que apresentam quadro febril são notificados como possíveis casos de Dengue e são preventivamente medicados, esta é a orientação geral de nossa Secretaria e que está dando bons resultados. Nesta gestão não tivemos nenhum caso de morte por Dengue no Município- lembra ele.
 
 
 
 
 
 

Secretarias relacionadas: