A Prefeitura de Angra dos Reis está trabalhando para implantar a coleta seletiva de lixo em todas as secretarias municipais, autarquias e fundações espalhadas pelo município. Com a implantação do projeto, que está sendo criado pela Brevemente estará funcionando a todo vapor nas diversas repartições municipais. Primeiro ele será implantado no Centro e depois, gradativamente, será levado para os distritos. A idéia é envolver todos os funcionários com a coleta seletiva e torná-los multiplicadores do projeto, como explica o Secretário de Meio Ambiente Ricardo Tabet.
- Todos nós que trabalhamos no serviço público municipal, seremos os principais protagonistas da coleta seletiva. Iremos separar todo o lixo que produzimos em nossos setores e encaminhá-los para serem reaproveitados. Com o tempo, poderemos fazer o mesmo com o lixo reciclável de nossas casas, tornando-se com isso, multiplicadores do projeto - acredita ele.
Todo o lixo reciclável produzido pelas repartições, como plástico, papel, vidro, ferro, papelão, alumínio e embalagens tetra pack, serão encaminhados para empresas de reciclagem do município para serem reaproveitados.
Como vai funcionar a coleta seletiva
O primeiro passo para a implantação da coleta seletiva já foi dado com o projeto piloto que está sendo desenvolvido pelos funcionários do Meio Ambiente. O segundo passo será dado pela equipe de mobilização ambiental da secretaria que irá capacitar os funcionários, em seus setores de trabalho, porque o lixo reciclável deverá estar limpo, seco e compactado.
Em todos os setores da prefeitura serão colocados dois tipos de recipientes feitos com material reciclável (papelão): um para o lixo reciclável e o outro para o orgânico. O coletor de lixo reciclável será revestido por sacos plásticos transparentes, para melhor identificação do tipo de lixo e para evitar toda e qualquer contaminação. Já os recipientes que receberão o lixo orgânico serão revestidos por sacos pretos comuns e coletados pelo sistema geral do município que os encaminhará para o Aterro Controlado do Ariró.
Os sacos contendo lixo reciclável serão encaminhados para empresas de reciclagem mais próxima de cada repartição. Em contrapartida, essas empresas irão doar para a prefeitura os sacos transparentes, tornando o projeto auto sustentável. Por exemplo, hoje o lixo reciclável que está sendo separado pelos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, está sendo encaminhado para um depósito que funciona no Centro.