Casa Larangeiras

As obras se iniciaram para reforma, revitalização e criação de pólos cultural e gastronômico

Terça-Feira, 23/10/2007 | .

 
         O prefeito Fernando Jordão foi verificar de perto o início das obras no prédio histórico da Casa Larangeiras. A empresa Contrate ganhou a licitação para a realização de uma das duas etapas do projeto de revitalização do sobrado: a criação de um pavilhão gastronômico e de comércio de pescado. Para a outra etapa, a reforma do prédio principal onde será criado um Centro Cultural, será feita uma outra licitação. O projeto total prevê ainda reforma e reurbanização de toda a área do entorno, incluindo o Mercado Municipal e o do Peixe. Para estes foi aberta também uma outra licitação.
         Na primeira fase da obra já foi demolido o galpão fechado construído no inicio dos anos 60, que servia como depósito. Ele dará lugar a um pavilhão que será destinado à venda de pescado no térreo. O espaço também abrigará um restaurante de frutos do mar, “sushi-bar” e “oyster bar”. A intenção é criar um pólo gastronômico local, tendo como vértice a venda de alimentos derivados do mar, principalmente, da maricultura.
         O sobrado Larangeiras, um dos últimos remanescentes em razoável estado de conservação externa será, com obra de restauro e preservação criteriosa, um centro de artes. Com produção artesanal, música e dança. Um novo espaço cultural para a cidade.
          O histórico Mercado do Peixe também será revitalizado. O “Mercado Redondo” como é conhecido, receberá obras de preservação e reconstituição de suas características originais. O objetivo é valorizar a edificação que é um exemplo de boa técnica de aeração, conservação de temperatura, acesso e correto programa arquitetônico.
           O Mercado Municipal ou o “Mercado Quadrado”, como é chamado popularmente, será demolido. Este também foi construído na década de 60, e hoje, não cumpre mais a função a que fora destinado: o comércio de frutas, legumes, verduras entre outros. Hoje ele tem apenas 10% de sua área ocupada.
            Neste espaço, que abrirá a perspectiva para o conjunto arquitetônico, serão instalados um novo mobiliário urbano, cabines telefônicas, banca de jornal e iluminação adequada. As lojas situadas no lado oposto à Casa Larangeiras terão tratamento arquitetônico e visual ajustados ao novo projeto paisagístico.

Secretarias relacionadas: