O trabalho realizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Ação Social, em todo o município, junto aos que mais necessitam, será ainda melhor depois da inauguração da sede própria da Casa Abrigo para crianças e adolescentes que se encontram sob os mais variados riscos.
A sede própria foi construída no Areal com mais que o dobro da capacidade do atual atendimento, ou seja, passará de 20 para 48 crianças e/ou adolescentes assistidos. Trata-se da realização de um sonho antigo para a área de assistência social de Angra. A Casa Abrigo funcionava num imóvel alugado. Com as novas instalações, além de ampliar o atendimento, o serviço será oferecido com mais conforto. Uma grande festa marcará a inauguração da Casa Abrigo da Criança e do Adolescente de Angra, às 14h desta quarta-feira, dia 20, quando também será inaugurada a Praça 9 de Dezembro.
A praça possui 8 mil 387 metros quadrados de área construída, composta de quadra poliesportiva, campo de futebol e área de lazer com diversos brinquedos (balanços, gangorras e escorregador), mobiliário urbano (bancos e mesinhas de jogos), anfiteatro e fonte d’água. A obra feita com recursos da Prefeitura custou 488 mil 334 reais.
Já a obra da nova sede da Casa Abrigo, foi realizada em parceria entre a Prefeitura e a Cia Vale do Rio Doce, através da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O total da obra foi de 715 mil 845 reais, sendo 500 mil reais doados pela FCA e 115 mil 845 investidos pela Prefeitura. As novas instalações, atendidas por sistema de ar-condicionado, são compostas por cinco quartos com closet e banheiro, incluindo adaptações para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de refeitório, sala de enfermagem, sala de atendimento psicológico, sala de estar, repouso para funcionários, cozinha, área de serviço, salão de recreação, diretoria e campo de futebol de areia. O local foi todo decorado com motivos infantis.
Atualmente a Casa Abrigo atende crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, vítimas de negligência, exploração, abuso, crueldade e opressão, com trajetória de maus tratos e em situação de risco.
O objetivo da Casa Abrigo é promover um ambiente de segurança e acolhimento, respeitando os direitos das crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, garantindo sua sobrevivência, proteção e desenvolvimento, no sentido de recuperar a cidadania e a dignidade para que possam se liberar da situação de exclusão social e abandono a que estão submetidas.
Vale ressaltar que a Casa Abrigo não é uma creche, não é uma escola, não é um orfanato, não é uma família. Ela é um lar provisório onde crianças e adolescentes têm a possibilidade de se reequilibrar, resgatar a auto-estima, desenvolver valores, aprender a viver em comunidade, a compartilhar, brincar, sonhar e sorrir.
Criada em 1995 para acolher crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar, a Casa Abrigo funciona de segunda a domingo, 24 horas, sendo administrada pela Secretaria Municipal de Ação Social.
O abrigo oferece cuidados diários como alimentação, acompanhamento escolar e médico, atividades lúdico-pedagógicas e atendimento às famílias, visando prepará-las para assumir a responsabilidade de seus filhos com afeto, segurança moral e material que necessitam. Todas as pessoas que se interessarem pelo projeto podem colaborar apadrinhando uma criança durante o período em que ela permanecer no abrigo ou sendo um voluntário, no dia-a-dia da casa.
Casa Abrigo ganha sede própria
Nova Casa Abrigo da Criança e do Adolescente é construída em parceria com a Vale do Rio Doce