Cargas para o Porto de Angra

Estão chegando os primeiros caminhões carregados com os tubos da Saint Gobain

Quarta-Feira, 31/01/2007 | .

A carga de 1.714 tubos da empresa Saint Gobain (antiga Bárbara), empresa que já operou cargas no Porto de Angra começou a chegar ao município na manhã do dia 31 de janeiro, conforme havia anunciado o Secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia da Prefeitura de Angra, Francisco José de Almeida.
Ele explica que a concretização deste importante negócio é uma grande vitória dos portuários de Angra e mostra como a Prefeitura através do Prefeito Fernando Jordão e do Secretário de Integração Governamental não está medindo esforços para cumprir mais um compromisso com a população da cidade que é revitalizar a área portuária e beneficiar milhares de trabalhadores do setor.
A vinda desta carga se deu depois que empresários, trabalhadores e Prefeitura se uniram, a  partir da realização do Encontro Municipal de Desenvolvimento do Setor Portuário, que foi realizado em novembro, seguindo uma orientação do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa., que teve inclusive como convidada, a empresa Saint Gobain. Neste encontro foi criado um fórum permanente para se buscar soluções para a modernização do Porto de Angra . E a partir daí surgiu o interesse da saint Gobain em voltar a operar por Angra dos Reis.
Nesta primeira etapa, chegarão ao município um total de 190 caminhões carregados de tubos. Esses tubos serão descarregados, armazenados, carregados para o pátio e depois embarcados para o porão de um navio que ficará atracado no Porto por um período de cinco dias e depois zarpará para a Espanha.
A carga mobilizará trabalhadores de todos os sindicatos ligados ao Porto de Angra que trabalharão em sistema de rodízio durante todo o período de chegada de caminhões e embarque no navio. Uma nova carga de 1838 tubos da Saint Gobain já está prevista para chegar à cidade em março.
 Na sexta-feira passada, dia 26, um grupo de 40 trabalhadores do Porto de Angra, foi junto com o Secretário Francisco a Barra Mansa para visitar as dependências da empresa Saint Gobain. Segundo o Secretário de Comercio Francisco de Almeida, a visita teve um ótimo retorno porque os trabalhadores puderam conhecer todas as instalações e o sistema de fabricação dos tubos que vão operar e todos os cuidados que serão necessários tomar para que todo a operação ocorra da melhor maneira possível.
- A visita dos portuários à empresa surtiu o efeito desejado. Eles conheceram de perto como é a produção e quais os cuidados que devem ter com a carga. Este grupo de trabalhadores repassará aos demais o que viu e aprendeu durante a visita, e isto produzirá bons retornos para todas as partes envolvidas: trabalhadores, Porto e empresa. Essa iniciativa será fundamental para garantir novas cargas para Angra, - acredita Francisco.
 

Secretarias relacionadas: