Bento ouve moradores da Longa

Moradores da Praia da Longa reorganizam associação de moradores

Segunda-Feira, 16/04/2007 | .

No final da manhã deste domingo, dia 15, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que coordena o trabalho das demais secretarias da Prefeitura, esteve na Praia da Longa, na Ilha Grande. Ele, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Beth Brito e o secretário de Pesca,  Humberto Martins, se reuniram   com os moradores que estão reorganizando a associação de moradores   com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de   vida da população através da solução dos principais problemas enfrentados pela comunidade que tem 159 moradores fixos e 127 flutuantes.
Érica Braz, moradora da Longa, explicou ao secretário que a comunidade fez uma lista de seus principais problemas e que após a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores irá separá-los por comissões que ficarão responsáveis por sugerir e cobrar soluções do poder público. Algumas dessas soluções já estão encaminhadas. Como o  problema de abastecimento de água já está sendo resolvido pelo SAAE. Foi feito um ponto capitação acima da cachoeira que existe no local e a  água encanada será levada a todos  os moradores que tinham problemas de abastecimento na estiagem.
 A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano vai realizar a capacitação de um grupo de jovens da comunidade para que sejam multiplicadores da necessidade dos moradores de preservarem o meio ambiente. A cachoeira da Longa sofre com a depredação, principalmente  de moradias próximas sem rede de esgoto.  Os moradores da Longa estão interessados no turismo e por isso as trilhas que levam à Praia e a cachoeira serão sinalizadas.
A praia também vai receber mais refletores e o campo de futebol manutenção em um menor espaço de tempo. Um dos cais públicos da Praia será reformado. Além disso,  o entulho da um cais de uma das antigas fábricas de sardinha que existiam no local  será retirado da praia. A Prefeitura também  vai colaborar  para a realização da Festa de São Pedro, padroeiro da comunidade que acontece no final do mês de junho.
Bento   se comprometeu em fazer um levantamento dos problemas de terra da comunidade, solicitar um telefone público à Telemar,   tentar facilitar a dupla certificação das embarcações dos moradores para pesca e transporte de passageiros, entre outras reivindicações. Além disso, vai levantar a situação das ruínas das extintas fábricas de sardinha, cujas instalações   abandonadas se transformaram num problema para os moradores da Longa.
Com a criação desse canal de comunicação com os moradores da Praia da Longa o governo quer iniciar uma nova fase de relação com seus moradores, que hoje de muitos serviços de praias vizinhas como a Praia Grande de Araçatiba. Depois de elegerem uma nova diretoria os moradores farão uma pauta com seus  problemas para apresentar à Prefeitura, muitos deles o Governo já está encaminhando para   soluções ainda   nessa semana.

Secretarias relacionadas: