Lançado há três meses o Programa de Capacitação para os Artesãos de Angra, uma iniciativa da Prefeitura com a produção da InterAção – Logística de Projetos Culturais e o patrocínio da Eletronuclear, começa a render os primeiros frutos. Na manhã de sábado, dia 30, aconteceu, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), com a presença dos vereadores Odir Plácido e Essiomar Gomes, do presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira e da primeira-dama e secretária de Ação Social, Célia Jordão, a entrega dos certificados das primeiras turmas do Programa.
O curso tem entre outros objetivos, aprimorar técnicas, evitar desperdícios de material, desenvolver novas linhas de produtos com identidade regional e de fácil aceitação no mercado. O Programa de Capacitação para os Artesãos de Angra, está sendo implementado pela TurisAngra em parceria com as Secretárias de Ação Social e de Educação, Ciência e tecnologia, que desenvolvem oficinas de artesanato em seus projetos visando a geração de renda.
Nessa 1ª fase de treinamento foram oferecidos os cursos de artesanato com jornal no Perequê; artesanato de bambu, no Bracuhy; pátina e incrustação de conchas, na Monsuaba ; design para tecelãos, design para bordadeiras e dois cursos de design para os demais segmentos de artesanato, no Centro e no Parque das Palmeiras. Os cursos foram voltados para o design visando de aumentar a qualidade dos produtos, repensando suas formas, cores e textura, visando a modernização e atualização do artesanato para incrementar sua comercialização nos mercados nacional e internacional.
Durante a entrega dos certificados aconteceu uma mostra dos trabalhos apresentados como imãs de geladeira pintados feitos em conchas, cachepôs e bolsas de fibra de bananeira e cinzeiros, jogos americanos, arandelas e abajures feitos em bambu. Esses objetos entre outros, estarão em um espaço para exposição e comercialização no Forte Copacabana, no período de 12 a 30 de julho, através da Casa de Artesanato do Rio de janeiro e na Costa Verde Negócios, de 25 a 29 de julho.