Artesanato com osso da Cavala

TurisAngra quer conscientizar sobre a importância da espinha da Cavala para a história e para o turismo

Quinta-Feira, 20/09/2007 | .

 
        A TurisAngra promoveu uma palestra na noite de terça-feira, 18, no Auditório da Defesa Civil, com o objetivo de resgatar a história da espinha da cabeça da Cavala com o objetivo de transformar os mistérios que envolvem a lenda de Nossa Senhora Conceição  em atração turística e conseqüente geração de trabalho e renda. A TurisAngra  quer resgate o artesanato com a espinha da Cavala, em forma de imagem da Santa, padroeira da cidade e tradicional prato caiçara Peixe com Banana.
        A artista plástica Lilá Mello,   deu uma palestra sobre a confecção de imagens de Nossa da Conceição com a espinha da cabeça da Cavala e contou a lenda que  se confunde com a história da cidade q eu está praticamente esquecida. Em 1632 aportou no cais uma nau, que fez uma escala em Angra. A embarcação era acompanhada de um cardume de Cavalas, peixe que até então desconhecido na região. A nau trazia de Portugal uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição com destino ao povoado de Itanhaém, em São Paulo.
        No entanto por três vezes o comandante tentou seguir viagem, mas sempre se formava uma tempestade e a nau não podia partir. Acreditando que fosse um sinal divino o comandante resolveu deixar a imagem em Angra e seguir viagem. Diz ainda a lenda, que misteriosamente, apenas na Cavala pescada em Angra é encontrada no centro da cabeça uma espinha que tem incrível forma de imagem da Santa.
        Lila Melo falou ainda da importância de se divulgar tanto a lenda, como o artesanato da espinha da Cavala e o Peixe com Banana, prato típico de Angra dos Reis. Ela explicou  como se retira a espinha  corretamente, a cabeça tem que ser cozida para não estragar o osso. Revelou ainda, que na Sororoca,   a falsa Cavala, o osso em forma de Nossa Senhora não existe.  
        Durante a palestra a TurisAngra abriu inscrições para os quatro cursos de Beneficiamento da Cabeça da Cavala que serão promovidos na próxima semana. O curso “Como Retirar a Santinha e Saborear o  Delicioso Pirão  de Nossa Senhora vai acontecer no dia 24,  segunda-feira, às 11h, no SESC no Retiro; no dia 25, terça-feira, às 11h, na Pousada Sankai, na Ilha Grande; no dia 26, quarta-feira, 18h30,  no Clube Municipal, na Praia Grande e no dia 27, quinta-feira, às 11h, Canto das Canoas, na Ilha da Gipóia.
        Os interessados podem se inscrever na sede da TurisAngra, na Avenida Júlio Maria, 10, das 10h às 17h. Maiores informações podem ser obtidas  pelo telefone 3369.7708,   com Luiz Alberto.
        A Diretora Executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, explicou que  existem dois nichos do turismo a serem explorados em Angra: o artesanato e a gastronomia. Cristiane lembrou que o artesanato com a espinha da Cavala é genuinamente angrense e o objetivo é construir através  da lenda o interesse sobre esse souvenir maravilhoso que Angra dos Reis possui, mas ainda não explora.
        Depois de despertar o interesse na cabeça da Cavala a TurisAngra que começar a divulgar o beneficiamento osso. Existe a hipótese de colocar o artesanato (a imagem da Santa feita com a espinha da cabeça da Cavala), a venda na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Secretarias relacionadas: