Depois de começar o projeto de “Arborização Comunitária”, no Belém, plantando 320 mudas no bairro a Superintedência de Parques e Jardins prossegue com o projeto que proporciona um embelezamento do local e qualidade de vida aos habitantes dos centros urbanos.
Baseado no conceito de arborização com a ajuda das comunidades, os próprios moradores adotam as árvores, zelando pelo seu bom desenvolvimento, contribuindo diretamente para a melhoria da sua qualidade e de seus vizinhos. Esse conceito já chegou a outros bairros, Itanema e Areal.
No dia 26, foi realizada uma palestra sobre o projeto, no CIEP do Areal com alunos e professores. Depois teve o plantio de mudas promovido pela equipe técnica da Superintendência de Parques e Jardins juntamente com os alunos do colégio. Nesta quarta-feira, dia 02, teve o plantio de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica e outras na Rua Campo Belo com adoção das mudas pelos participantes, que se comprometeram a zelar pelo crescimento das árvores. Cada pessoa que adota uma muda ganha um certificado de “Amigo da Árvore”.
No dia 1, terça-feira, aconteceu a palestra de abertura do projeto em Itanema, na Escola Municipal Joaquina Maria Santos com o plantio de mudas da espécie Quaresmeira e Ypê branco. No dia 11, quinta-feira o plantio prossegue, inclusive com a adoção das mudas pelos moradores.
Outra atividade educativa da Superintedência de Parques e Jardins foi o plantio de uma muda de Quaresmeira na Praça do Morro do Tatu, no dia 30, segunda-feira, dando encerramento à Semana de Conscientização Ambiental, promovida na comunidade pelo Programa Comunidades de Angra.