Angra dos Reis é o único município presente em missão empresarial nos Estados Unidos da América (EUA), que o Governo do Estado do Rio de Janeiro realiza com a Câmara de Comércio Americana nos Estados. Durante a viagem, chefiada pelo Governador Sérgio Cabral, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que representa a cidade nesta importante agenda internacional, tem conversado longamente com Sérgio Cabral sobre temas da administração municipal.
Ontem, dia 26, de New York, o governador ratificou por telefone ao Prefeito de Angra, Fernando Jordão, que vai implantar no município uma delegacia legal. O telefonema foi após a participação de Bento em seminário sobre energia no Texas, em Miami e New York, onde há sede das Câmaras de Comércio Brasil/EUA, que apoiaram o encontro em conjunto com Ministério das Relações Exteriores.
Bento, que está muito satisfeito com a recepção dos americanos, disse que eles pensam em investir na Região Sul Fluminense e já até têm projetos.
A principal agenda de Bento nos EUA é sua participação no Fórum de Desenvolvimento Sustentável deste ano, que será realizado em New York, na próxima segunda-feira, dia 30. O evento, organizado pela Associação das Nações Unidas, vai contar com a presença do ex-presidente George Bush. Ele vai ministrar uma palestra sobre o desafio que a humanidade enfrenta frente ao desenvolvimento sustentável. Outra presença confirmada é a do ex-presidente Bill Clinton.
Além da participação de Bento e de Sérgio Cabral, o Brasil também será representado através de personalidades como o presidente da Cia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, palestrante de honra da primeira conferência do fórum com o tema Amazônia – Conservação e Exploração Racional. Outro brasileiro a participar é o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, que será presidente da sessão da segunda conferência do fórum com o tema Etanol & Biodiesel: a autonomia energética brasileira.
Bento ressaltou que Angra dos Reis é uma cidade inserida nesta discussão pelo trabalho que vem fazendo para preservar suas belezas naturais e pela vocação econômica para o turismo sustentável.
Um dos objetivos do Fórum de Desenvolvimento Sustentável é criar e fortalecer a percepção, principalmente junto ao empresariado, de que nenhum lucro será sustentável a médio ou longo prazo caso a atividade econômica na qual estiver baseada não seja ambientalmente sustentável. O encontro também visa mobilizar líderes políticos, acadêmicos e empresários em torno da necessidade de adotar medidas práticas que visem uma exploração mais racional dos recursos naturais e a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Por sua diversidade ambiental, principalmente em relação às riquezas da Amazônia e seu aproveitamento racional, e pelo seu destaque no cenário mundial quanto ao uso de energias alternativas como o etanol e o biodiesel, o Brasil não poderia deixar de ter papel importante no fórum.