Angra conquista 3º lugar no prêmio regional Magda Soares

A professora Raíssa Santana, do Centro de Educação em Tempo Integral da E. M. Alberto Torres, na Ilha da Gipoia, representou o município

Sexta-Feira, 15/11/2024 | .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, participou na quarta-feira, dia 12 de novembro, da Etapa Regional Sul-Fluminense do Prêmio Magda Soares, no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase, em Volta Redonda. O encontro faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas no âmbito da alfabetização.
 
A professora Raíssa Santana Jannuzzi de Carvalho, do Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Escola Municipal Alberto Torres, na Ilha da Gipoia, representou o município e conquistou o 3º lugar com o projeto Bosque da Leitura. O primeiro lugar da etapa regional foi para o município de Rio Claro e o segundo, para Resende.
 
- Eu acredito que a vivência dos estudantes está profundamente conectada com suas experiências individuais, especialmente no que diz respeito ao modo de vida caiçara. Eles têm um grande interesse pelo mar, pela vida marinha e pela natureza, além de um conhecimento vasto sobre a região onde vivem. Isso envolve a localização, as trilhas, as espécies de animais locais, a alimentação típica e os costumes da nossa comunidade. Por isso, a proposta foi trabalhar essas vivências dos estudantes, sempre alinhando com as iniciativas do município e utilizando suas experiências para dialogar com as atividades do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC) – destacou Raíssa.
 
O nome Bosque da Leitura foi escolhido para representar um local arborizado, ligado à natureza e à ideia de um espaço encantado, como nas histórias infantis. A matéria-prima dos livros, a celulose, vem das árvores, conectando a leitura à vida e à natureza. Assim, os estudantes entendem que a leitura não é algo distante de suas vivências, mas uma forma de conectar-se com elas.
 
Essa abordagem tem promovido avanços significativos na alfabetização, com todos os estudantes do 1º ano alcançando o nível adequado de aprendizagem na última avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Toda a decoração do bosque  foi feita pelos estudantes, na escola e em casa com as famílias, que também fizeram parte de toda a confecção do ambiente.

- Raíssa é uma de muitas professoras que vêm desenvolvendo um trabalho de excelência em nossa rede e promovendo uma revolução através da alfabetização de nossas crianças. O Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa veio para impulsionar a aprendizagem dos estudantes e contribuir com a nova história que estamos escrevendo na rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis - destacou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
 
A cerimônia também contou com a participação dos coordenadores do Núcleo de Alfabetização que compõem o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa - PAAIC, as docentes Patrícia Silva, da Escola Frei Bernardo, do Parque Mambucaba, e Suliana Gomes da Costa, da Escola Professor Francisco de Assis Oliveira Diniz, do Sertão do Bracuí, que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente na etapa municipal, a assistente de educação infantil e alfabetização e a coordenadora de educação básica.
 
Angra dos Reis vem inovando nos processos educacionais como a instituição de um Sistema de Avaliação da Rede Pública de Ensino, que inclui o monitoramento e o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes com a realização de avaliações formativas, somativas e de fluência leitora,  a implementação da gestão para resultados com a formação do diretor escolar, garantia de momentos formativos aos professores com base nos resultados e vem apresentando avanços no desempenho escolar de seus estudantes, tornando a cidade referência em educação.