Angra Legal no caminho certo

Saldo positivo na fiscalização do Angra Legal, no 1º dia de carnaval: diminuiram agressões à Ilha Grande

Sábado, 17/02/2007 | .

 
    
     No primeiro dia de Carnaval, o resultado da fiscalização da Operação Angra Legal, na Ilha Grande e no Continente foi gratificante para a Prefeitura de Angra dos Reis. Demonstrou que as ações preventivas de orientação ambiental e legalização do comércio, que vêm sendo realizadas intensivamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e pela Fundação de Turismo- Turiosangra- com apoio das demais secretarias municipais, estão obtendo êxitos.
     No sábado de Carnaval, 17, durante todo o dia, fiscais de meio ambiente e de postura da Prefeitura percorreram toda a Ilha Grande e praias do continente fazendo fiscalização com lanchas e sobrevôos de helicóptero. A Secretária de Meio Ambiente Elizabeth Brito coordenou a operação na Ilha Grande percorrendo praias e checando  denúncias, acompanhada pelos fiscais, agentes sanitários e Agentes do Batalhão Florestal. Fiscalizaram os barcos bar flutuantes da Lagoa Azul e viram que as recomendações para o manuseio correto dos alimentos e recolhimento do lixo, estão sendo acatadas. Percorreram algumas praias e se certificaram que os campings irregulares que lá se encontravam em carnavais passados não mais existem, enfim saíram satisfeitos com o quadro encontrado. Desmontaram apenas um camping irregular com 13 barracas na Praia da Passaterra, na Ilha Grande,  que foi montado para um retiro espiritual de uma igreja evangélica. No continente, foram desmontadas algumas barracas na Praia da Bica, na Estrada do Contorno. E na Praia do Aventureiro, ao contrário do quadro caótico do carnaval de 2006, (campings irregulares proliferando por todos os cantos, lixo em demasia e um número excessivo de visitantes), a fiscalização encontrou tudo sob controle. Os moradores estão se mobilizando para o início da coleta seletiva de lixo que está sendo implantada na localidade;  proprietários de campings respeitando o Plano de Carga que estipula a permanência de apenas 560 visitantes na praia por dia;  e todos podendo trabalhar, descansar, se divertir, e desfrutar do Aventureiro da melhor maneira possível, curtindo o sol e o mar com tranqüilidade, organização e alegria.  
      Para a Secretária de Meio Ambiente que coordena e acompanha o dia a dia da Operação Angra Legal no Município, o saldo foi muito positivo e mostra que os investimentos no setor de fiscalização e de educação ambiental que a Prefeitura de Angra vem fazendo com apoio integral do Prefeito Fernando Jordão e Secretário de Integração Governamental Bento Pousa Costa, estão sendo fundamentais para o sucesso da operação.
     O  Angra Legal ,nas ilhas  e no continente,  não é realizado apenas no carnaval e nos feriadões, é uma operação que vem sendo realizada diariamente pela Prefeitura de Angra com apoio da Polícia Militar, do Batalhão Florestal, do Instituto Estadual de Floresta, Feema e Capitania dos Portos.
      Para o carnaval, a Prefeitura mobilizou cerca de 180 pessoas atuando tanto em terra como no mar com fiscalização urbana, vigilância sanitária e educação ambiental. Está utilizando na operação,1 helicóptero, 8 lanchas, 20 fiscais municipais, 40 agentes de apoio em fiscalização, educadores ambientais, uma equipe de agentes sanitários da secretaria municipal de saúde, agentes de educação ambiental e agentes da Turisangra.
      A operação está agindo de ponta a ponta do Município.. No continente, a Prefeitura está intensificando os trabalhos de conscientização ambiental distribuindo panfletos e bolsas para lixo nas praias e no Cais de Turismo.
     A Prefeitura contratou uma equipe de mergulho,  para atuar neste período, realizando a limpeza do fundo do mar (no entorno dos principais cais de atracação como o da Praia Grande, Bonfim e do Centro) e  está utilizando um  veículo, tipo trator especial,  próprio para revolver areia e fazer a limpeza das praias do continente. Foi contratada também uma embarcação para fazer a coleta do lixo flutuante, nas praias de difícil acesso e na Gipóia, além de intensificar a coleta rotineira de lixo nas praias da Ilha Grande.
     Ainda na Ilha Grande, nas praias onde o fluxo de turistas é maior, como  Provetá, Aventureiro, Araçatiba e Abraão, a Operação Angra Legal está promovendo atividades de educação ambiental como palestras, oficinas e blocos carnavalescos de cunho ecológico.
     Na Vila do Abraão, a grande pedida é participar da oficina de “Fantasias com material reciclável”, palestras, pinturas artística com motivos ecológicos, passeio ecológico com crianças e Ecobloco com grupo teatral e crianças fantasiadas.
  Na Praia de Araçatiba, haverá oficina de “PUF com garrafa PET”, Ecobloco na praia e oficina de “Fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha usado”. No Provetá acontecem  atividades infantis e oficinas para adultos, como a “Reutilizando a garrafa PET”.
     Na Praia do Aventureiro acontecerão  palestras sobre  “A Ilha  é grande mais tem limites” e  oficinas de fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha usado e de garrafa PET como objeto de decoração.

Secretarias relacionadas: