Alunos coletam 19 mil pets

o material arrecadado é utilizado na confecção de árvores de Natal

Sexta-Feira, 09/11/2007 | .

Dez escolas foram premiadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, por participarem do projeto de reciclagem, através dos seus alunos, na coleta de garrafas pet para serem reutilizadas na construção de árvores de Natal. O encontro, que reuniu a secretária Elizabeth Brito, sua equipe e representantes das escolas, aconteceu na sexta-feira, 9, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). Foram distribuídos entre as escolas 300 passeios de saveiros e 600 convites de uma peça de teatro que será apresentada na Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA), doados pelos organizadores do evento.
Foram arrecadadas em apenas um mês 19.393 garrafas plásticas. Esse material será utilizado nas 13 árvores de Natal que estão sendo confeccionadas por artesãs nas comunidades. Para que esse trabalho fosse realizado a secretária Elizabeth Brito designou uma arquiteta para capacitar uma representante de cada grupo de mulheres. Ela é responsável pela coordenação do trabalho que é voluntário. As árvores artesanais que serão iluminadas com micro lâmpadas e holofotes enfeitarão 13 trevos integrando todos os bairros do Município. A secretaria, que é responsável pela iluminação artística das festas de final de ano, dentro do Projeto Luz e Arte ao Alcance de Todos, inseriu as árvores de Natal neste projeto.
Ao final da montagem os 13 grupos, compostos por cerca de 150 pessoas, participarão de um concurso, onde uma comissão julgadora escolherá as quatro primeiras árvores. Todos os 13 grupos serão premiados, mas os quatro primeiros colocados ganharão passagens para Gramado, Rio Grande do Sul, com estadias e alimentação pagas pelo projeto.
Mas o projeto que começou este ano e visa além do aprendizado na confecção das árvores, fomentar a cultura e a formação educacional para preservação do meio ambiente, vai mais longe ainda. O material que sobrar dessas coletas que serão rotineiras, será utilizado na confecção de peças ornamentais através de um sistema cooperativo firmado entre a Prefeitura e uma empresa. Paralelamente será realizado um bazar para os artesãos venderem as peças produzidas.
-Não queremos que a coleta de garrafas pet pare. Estamos buscando parceiros para projetos bem maiores, como esse da oficina de peças e do bazar. Uma indústria acenou com a possibilidade de comprar o material coletado para reciclar. Essa é uma fonte de geração de renda para a comunidade. Esse tipo de projeto dá certo em muitos lugares e oferece incentivo também para a preservação do nosso meio ambiente tão importante para a nossa sobrevivência, - disse a secretária Elizabeth Brito.
Com ainda esse propósito, no dia 26 cerca de 50 moradoras da Sapinhatuba estarão trabalhando na oficina de sabão que será instalada no CEA. O material também é reciclado: o óleo usado de cozinha. As pessoas receberão palestras sobre meio ambiente e oficinas da fabricação de sabão.
As coletas de garrafas pet não vão parar. Quem quiser doar material poderá fazê-lo na Regional Administrativa do seu bairro.
 
 
PREMIAÇÃO
1º LUGAR – E. M. AUREA PIRES DA GAMA (6.503 GARRAFAS)
2º LUGAR – E. M. FREI BERNARDO (4.559 GARRAFAS)
3º LUGAR – E. M. PROFESSOR SILVIO DE CASTRO GALINDO (3.208 GARRAFAS)
4º LUGAR – E. M. FRANCISCO PEREIRA ROCHA (1.959 GARRAFAS)
5º LUGAR – E. M. PROFESSOR JOSÉ AMÉRICO LOMEU BASTOS (1.240 GARRAFAS)
6º LUGAR – E. M. ANTÔNIO JOAQUIM DE OLIVEIRA (609 GARRAFAS)
7º LUGAR – E. M. FRANCISCO XAVIER BOTELHO (440 GARRAFAS)
8º LUGAR – E. M. JOÃO PEDRO DE ALMEIDA (307 GARRAFAS)
9º LUGAR – E. M. PREFEITO TOSCANO DE BRITO (276 GARRAFAS)
10º LUGAR – E. M. CLEUSA JORDÃO (227 GARRAFAS)

Secretarias relacionadas: