Mais de dez bairros receberam este ano a visita do Ações e Cidadania, projeto da Secretaria Ação Social. O encerramento das atividades aconteceu na Monsuaba, na Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, na quarta-feira, 29, das 10h às 16h.
A assessora da Secretaria de Ação Social, Celina Figueiredo, representou no evento a secretária de Ação Social, a Primeira-dama, Célia Jordão, que falou em seu nome.
- O Projeto Ações e Cidadania é um entrosamento entre as secretarias do governo. A secretária Célia Jordão criou esta integração. O projeto visa atender as comunidades com todos os serviços disponíveis na Prefeitura, - falou Celina Figueiredo.
A abertura do evento foi tomada por uma forte emoção. Com suas flautas doces, violões e xilofane, os alunos da banda da escola Benedito dos Santos Barbosa comandados por seu professor, tocaram o Hino Nacional e o Hino de Angra dos Reis, que foram cantados por todos os presentes.
Além das palestras proferidas por técnicos nas áreas de sexualidade, drogas e cidadania, nas salas de aulas, os alunos e os moradores do bairro ainda tomaram conhecimento das ações das secretarias envolvidas no projeto. A Secretaria de Ação Social apresentou no encontro o programa de Geração de Renda, com os bordados do Bracuí; os trabalhos artesanais de biscuit e costura do Belém, além de esclarecimentos e encaminhamentos dos serviços prestados às pessoas da terceira idade, no Programa Bolsa Família e no Conselho Municipal de Entorpecentes de Angra dos Reis (Comen/AR).
A Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, proporcionou aos presentes, recreação esportiva com jogo de botão, ping pong, dama, vôlei e ginástica olímpica e ainda a apresentou os trabalhos realizados pelas cerca de 40 crianças atendidas pelo Pólo de Desenho Artístico, instalado na sede da Associação de Moradores da Monsuaba. A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou trabalhos artesanais do Programa Sertão Vivo Ilha Viva. Como também a Secretaria de Saúde, os trabalhos do Cais. Ainda foram feitos esclarecimentos sobre a dengue, e prestado serviços de atendimento como a medição de pressão e glicose no sangue. A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de plantas e de árvores, e a Secretaria de Defesa Civil mostrou vídeos de suas atividades. O Conselho Tutelar também fez atendimentos à população.
Foram oferecidas ainda oficinas de pintura, culinária e de dança. A Escola de Cabeleireiros, de manicure e de beleza da Secretaria de Ação Social fez atendimentos gratuitos no encontro. Também foi instalado no local um stand da Secretaria de Integração Governamental, com o atendimento do Programa de Inclusão Digital. A procuradoria Geral tmandou um representante para auxiliar em atendimentos jurídicos e o SAAE distribui água. Ao final do evento foram sorteados brindes.