Praias do Aventureiro e Parnaioca passaram a integrar o Parque Estadual da Ilha Grande. Além disso, todas as áreas acima da cota de 100 metros passaram a integrar o Parque. Agora, somando-se as outras duas unidades já existentes (Reserva Biológica da Praia do Sul e Parque Estadual Marinho do Aventureiro), a Ilha Grande reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, passa a ter 87% de sua extensão protegida por lei.
O decreto nesse sentido foi assinado na manhã de sexta-feira, dia 02, pelo Governador Sergio Cabral Filho, na Vila do Abraão, a mais populosa da Ilha. Ele estava acompanhado do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc e da pela presidente da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF), Yara Valverde. As autoridades foram recepcionadas pelo Prefeito Fernando Jordão, pelo Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa e pela Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito.
A exemplo do que a Prefeitura realiza na Praia do Aventureiro desde dezembro do ano passado limitando o número máximo de visitantes por dia em 560 pessoas, Sergio Cabral Filho também anunciou a elaboração de um estudo para definir o número máximo de visitantes que a Ilha Grande poderá receber por dia. Além disso, a Prefeitura, o IEF e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande, assinaram um Protocolo de Intenções para elaborar o Plano Diretor da Ilha Grande. O Plano Diretor Específico para a Ilha Grande deverá ser entregue no dia 5 de junho Mundial do Meio Ambiente.
O Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande é presidido pelo diretor-presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli e tem como objetivo fomentar ações que visam o desenvolvimento sustentável e a preservação da região. Reúne a Prefeitura e pessoas que direta ou diretamente podem contribuir para isso, através da iniciativa privada os empresários Antônio Carlos Lobato, Gravatá, Alberto Vieira e Israel Klabin.
O diretor de Meio Ambiente da Vale do Rio Doce, Maurício Dias, participou do evento representando Roger Agnelli. A Vale do Rio Doce vai capacitar a Brigada Mirim da Ilha Grande. As crianças aprenderão a produzir mudas nativas da Mata Atlântica e para que esse trabalho comece imediatamente a empresa cedeu 3 mil mudas dessas espécies para o IEF. A Vale também entregou ao Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande dois estudos técnicos com sugestões, um de Gestão Estratégica de Resíduos e um Programa de Revegetação da Ilha Grande feito com com base em imagens de satélite e pesquisas de campo.
Prefeito pediu ao Governador apoio ao Projeto de
Saneamento Básico do Município
O Prefeito Fernando Jordão aproveitou a ocasião para pedir ajuda ao Governador Sergio Cabral Filho em duas questões. Um delas é o Projeto de Saneamento Básico do Município proposto pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), orçado em R$ 120 milhões, que hoje se encontra no Governo Federal. O Prefeito pediu a intervenção do Governador junto a Brasília.
Sérgio Cabral garantiu que na terça-feira, dia 6, vai conversar com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre o assunto quando ele estiver no Rio de Janeiro para o lançamento da construção do Arco Rodoviário. O Governador disse ainda que também vai falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dar o aval ao empréstimo que o Município de Angra está pleiteando junto à Cooperativa Andina de Fomento (CAF).
Outro assunto que Fernando pediu a intervenção de Sérgio Cabral é dos ex-funcionários do Instituto Penal Cândido Mendes, na Vila de dois Rios. As famílias que foram para a Ilha Grande há 50 anos trabalhar no Instituto Penal Cândido Mendes vivem hoje com o fantasma do despejo. Essas pessoas já estavam totalmente integradas a vida local quando o presídio foi demolido em 1994 e hoje moram em casas do Estado sem qualquer garantia de moradia. Fernando quer que essas pessoas tenham a garantia de suas casas até o fim da vida.