Os melhores projetos de creches e pré-escolas desenvolvidos e os profissionais que mais se destacaram, no ano de 2006, na rede municipal de ensino e nas escolas conveniadas foram premiados pela Prefeitura de Angra, através da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. A premiação aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 7, no auditório do Colégio Naval. Em clima de festa cerca de 600 pessoas, entre os profissionais do Município e normalistas das cidades de Seropédica e Itaguaí, participaram do 4º Educresce - Projeto Educação em Crescimento, que visa estimular e valorizar práticas educativas de qualidade, que possam servir de referência a outros profissionais, tendo o educador como principal agente do processo de melhoria da qualidade no atendimento às crianças de 0 a 6 anos de idade.
Foram apresentados 55 projetos de creches e 21 de pré-escolas, foram selecionados 9 de creches e 8 de pré-escolas que estão num livro que foi lançado no evento. Desses, 6 (3 de creches e 3 de pré-escolas), foram premiados por uma Comissão Julgadora que ficou das 9h às 17h, no dia 23 de novembro avaliando todos os classificados. Os projetos vencedores ficaram expostos na entrada do auditório durante o evento.
Na categoria creche o 1º lugar ficou com o Projeto “Amigo da Natureza” (Creche Municipal Sérgio Louzada Tavares - Frade), o 2º com o Projeto “Trânsito: a passarela é nossa” (Centro de Educação Infantil da Associação Cooperativista Beneficente dos Moradores e Amigos da Gâmboa – Gâmboa) e o 3º lugar com “Uma viagem ao mundo da música” (Creche Municipal Profª. Deise Maria da Silva – Japuíba). Na categoria pré-escola o 1º lugar ficou com o Projeto “Misturando o Mundo Inteiro” (Escola Municipal Frei Bernardo - Marinas). O 2º lugar com o Projeto “Brincadeira Levada a Sério” (Escola Municipal Santos Dumont - Japuíba), e o 3º lugar ficou com o Projeto “Pequenos, mas grandes” (Escola Municipal Princesa Isabel – Parque Belém).
Foram escolhidas como funcionárias exemplares através de consenso, a merendeira Rosemary Ramos Mendes, da Creche Municipal Profª. Deise Maria da Silva Vieira, a merendeira Carmélia Domingos da Creche Municipal Jair Landim de Almeida, a merendeira Djanira da Conceição de Souza da Creche Municipal Maria Lúcia Cardoso Pereira. Essas profissionais se destacaram pela dedicação ao trabalho e bom relacionamento com os colegas de trabalho. A professora Léa Maria Rocha Sena da Creche Jair Landim de Almeida também foi homenageada. Ela foi escolhida a Diretora Revelação das Creches Municipais por seu desempenho, dedicação e compromisso com a missão que lhe foi confiada.
A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Denise Jordão, coordenou todo Educresce. Ela explicou que os projetos apresentados não são meramente figurativos. Eles desenvolvidos, aplicados na prática, ao longo do ano no cotidiano de creches e escolas.
- O Educresce também contribui para valorizar os profissionais que trabalham na educação infantil da rede municipal reafirmando a linha que orienta a Secretaria Municipal de Educação que é a transversalidade, a política de inclusão e a valorização dos profissionais de educação, - completou Denise Jordão.
A cerimônia contou com a presença da Secretária de Educação, Stella Salomão, do Chefe de Gabinete do Prefeito, João Massad, da subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rita Salomão, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lindinaura de Barros, a professora Sandra Bozza, de Curitiba, a palestrante da tarde. Ela falou sobre “A importância da leitura e escrita no trabalho com projetos dentro da Educação Infantil”.
Stella Salomão que também é presidente Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) aproveitou a cerimônia do Educresce para comemorar a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb). O Fundo foi aprovado pela Câmara de Deputados um dia antes do evento, 6 de dezembro, quarta-feira. Ele prevê para o ano que vem o financiamento da educação básica. A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou que a UNDIME participou efetivamente da luta pela inclusão da creche e da educação infantil no Fundeb.
- A Undime se mobilizou para que a creche e a educação infantil fossem plenamente incluídas na Proposta de Emenda Constitucional enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional. Com isso o acesso à creche será ampliado, - explicou Stella Salomão.