1ª Taça Rio-Angra de Vela e Turismo

Veleiro TurisAngra-Orion vence a 1ª Taça Rio-Angra de Vela e Turismo que abriu a temporada de verão

Terça-Feira, 21/11/2006 | .

         O veleiro TurisAngra-Orion foi a fita azul da 1ª Taça Rio-Angra de Vela e Turismo que aconteceu neste fim de semana. A regata teve o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Eventos e da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). As embarcações saíram do Saco de São Francisco em Niterói às 22h de sexta-feira, dia 17 e cruzaram o ponto de chegada, no Farolete do Pau a Pino (na Ponta Leste da Ilha Grande), no início da tarde de sábado, dia 18. A regata oceânica foi criada com a intenção de estimular a prática da vela, a confraternização entre os velejadores, suas famílias e amigos,  a velejada em distâncias maiores e principalmente de explorar este segmento de turismo na região aproveitando as maravilhas de Angra dos Reis e de toda a Costa Verde.
Dezoito embarcações participaram da primeira edição do evento. Em segundo lugar na classificação geral ficou o veleiro Kalimera e em terceiro o Dipropósito. A embarcação vencedora tinha entre seus tripulantes o campeão Mundial Classe J-24, o angrense Daniel Santiago, um dos organizadores do evento.    
- A travessia é linda. A grande maioria vem para conhecer a região de barco e vai aproveitar para ficar aqui. Temos regatas no Rio, Santos, Ilha Bela, e Angra que fica bem no meio do caminho, nunca teve a sua. Estamos criando uma nova atividade, que movimentará este segmento ainda não explorado, - explicou o velejador que é assessor Jurídico da TurisAngra ainda surpreso com a vitória.
Daniel Santiago explicou que o TurisAngra-Orion ganhou a fita azul (prêmio máximo dado à embarcação que vence todas as etapas da competição e independente da classe cruza em primeiro lugar a linha de chegada), porque a tripulação usou a técnica, já que entre os competidores havia veleiros mais modernos. Daniel e sua tripulação, Bruno, Duda, Felipão e nomes de peso como Kiko Pelicano, que fez parte da tripulação do Brasil 1 que participou recentemente da regata de volta ao mundo “Volvo Ocean Race 2005/2006” e Maurício Santa Cruz que também foi campeão Mundial na Classe J-24, navegaram por leste de balão.
A premiação foi feita pelo velejador Norman MacPherson e também organizador da regata. Ele anunciou os vencedores e fez a entrega dos troféus e medalhas. Na classe Delta 32 o vencedor foi o veleiro Kalimera, na classe Delta 36 o vencedor foi o barco Dipropósito. Já na classe ORC o segundo lugar ficou com o veleiro Mahalo e o primeiro ficou com o Kalimera. Na classe Bico de Proa-A o terceiro lugar foi do Mahalo JS, o segundo lugar com o Dipropósito e o primeiro lugar com o TurisAngra-Orion.
O presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira, ficou satisfeito com a I Taça Rio-Angra de Vela e Turismo. Ele explicou que para a primeira edição o número de participantes foi excelente.
- A idéia da regata nasceu dos amigos Norman MacPherson,  Daniel Santiago e Allan Higgin. A Prefeitura, através da TurisAngra gostou da idéia e resolveu viabilizar sua realização com o apoio da iniciativa privada. Os eventos de vela atraem um grande número de pessoas e devem ser mais explorado pelo turismo, por isso apoiamos a iniciativa e temos certeza de que a tendência é de que cresça e se torne uma referência na abertura da temporada em Angra dos Reis, - explicou o presidente da TurisAngra.
Os participantes da regata foram recebidos com uma grande festa na Marina Verolme, onde também aconteceu a entrega de prêmios, que teve ainda um bufe da Churrascaria Porção, show com a Banda “Faixa Etária” e sorteio de finais de semana em Búzios, Paraty e Ilha Grande e diversos brindes. Tudo com o apoio, além da Prefeitura de Angra, da Churrascaria Porcão, da Marina Verolme, da Fox Tur, da ESPN Brasil, da Delta Yachts, do Rio Yatch Club e da Bailly Capotaria Náutica.

Secretarias relacionadas: