A Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, abriu o 1° Salão Popular, no Belém, na terça-feira, 27. O lançamento do projeto fez parte da programação do Mês da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A secretária Célia Jordão, idealizadora do programa de trabalho e renda, esteve presente à cerimônia que reuniu as 18 mulheres que se formaram na oficina de Salão e Beleza, oferecida no Centro de Referência ao Atendimento Social (Cras). Elas trabalharão como manicuras, depiladoras e cabeleireiras. A comunidade também prestigiou o evento. Crianças e mulheres desfilaram vestidas com roupas da Charles Noivas e preparadas pelas profissionais formadas na oficina. O salão foi todo montado pela Secretaria de Ação Social com mesas e equipamentos para manicuras, camas para depilação e toda a estrutura necessária para os cabeleireiros. As novas profissionais ainda têm uniformes e cartão de visita.
O Programa de Geração de Trabalho e Renda foi implantado pela secretária desde que assumiu a pasta em 2005. Nos últimos anos vários investimentos foram realizados para que houvesse oportunidades para a população local.
- A nossa política é oferecer a estrutura necessária para gerar renda após os cursos e oficinas, com espaços e material para trabalhar. Este é um trabalho de inclusão produtiva com capacitação e orientação às pessoas, - disse Célia Jordão.
A oficina de Salão e Beleza é ministrada pelas professoras Maria Aparecida Folgosa e Rosária Celestino, uma vez por semana. O Cras é coordenado por Leila Ribeiro da Silva. Dezenas de pessoas já passaram pelas oficinas, muitas delas já foram introduzidas no mercado de trabalho.
- O nosso próximo passo será o de buscar um espaço no Centro da cidade para as profissionais formadas na oficina de Corte e Costura. A nossa idéia é oferecer esta mão-de-obra para pequenos reparos. Estamos formando profissionais para um setor que não é ocupado no Município,- falou a secretária lembrando que as bordadeiras também receberão atenção com cursos voltados para as tendências atuais.
O Salão Popular funcionará segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os preços praticados pelas profissionais de beleza serão bem menores do que os dos outros salões.
- Nós estamos muito agradecidos à atenção e empenho da secretária Célia Jordão e sua equipe que desenvolveu este programa. Esperamos fazer valer este esforço. Porque agora depende de nós o sucesso deste investimento, - disse Irene Alves em nome de todos os profissionais.