Angra dos Reis foi reconhecida com o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista foi celebrada oficialmente na quinta-feira, 17 de dezembro, durante a cerimônia de premiação realizada na Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN). O município alcançou a pontuação máxima de 100 pontos, atendendo a todos os critérios estabelecidos pelo programa.
Para obter o Selo Ouro, a rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis atendeu a 20 critérios estabelecidos pelo edital do MEC, distribuídos em cinco áreas: ações estruturantes e integração com o território estadual, institucionalização e implementação da política de alfabetização, formação docente e distribuição de materiais didáticos complementares.
– A obtenção do Selo Ouro reflete o trabalho desenvolvido nas escolas municipais para fortalecer o processo de alfabetização. Essa conquista é resultado do empenho de toda a equipe pedagógica, dos gestores escolares, professores e alunos, que se dedicaram intensamente para alcançar esse objetivo. Nosso compromisso continua firme para garantir uma educação de qualidade e ampliar cada vez mais os índices de aprendizado no município – declarou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Entre as iniciativas destacadas, estão as coordenações quinzenais realizadas com professores para planejamento e formação continuada, além do suporte técnico contínuo oferecido pelo Núcleo de Alfabetização da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação. As avaliações diagnósticas também foram essenciais para ajustar estratégias pedagógicas e melhorar continuamente o desempenho dos estudantes.
De acordo com o programa, a premiação é dividida em três categorias: bronze: para secretarias de educação que alcançam de 45 a 64 pontos; prata: para aquelas com pontuações entre 65 e 84 pontos; e ouro: para municípios que atingem de 85 a 100 pontos.
O CNCA promove ações conjuntas com estados e municípios para garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa também busca recuperar as aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º anos, cujo processo de alfabetização foi impactado pela pandemia de Covid-19.
PAAIC
O reconhecimento é resultado direto das políticas públicas implementadas por meio do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC). O programa foi estruturado para garantir que todos os estudantes da rede pública municipal sejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando materiais didáticos exclusivos e respeitando as especificidades culturais e regionais do município.