Dia D da dengue é realizado no Belém

Ação aconteceu neste sábado e contou com visitas domiciliares, atividades educativas e vacinação

Sábado, 14/12/2024 | .

O bairro Belém recebeu o Dia D de Mobilização contra a Dengue neste sábado, 14 de dezembro. Das 9h às 13h, as equipes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde promoveram atividades educativas com as crianças na quadra do bairro, realizaram visitas domiciliares e distribuíram materiais informativos.

– O mais importante é a conscientização dos moradores. Se a população trabalhar junto com a gente vamos diminuir a quantidade de larvas e a proliferação do mosquito e, consequentemente, teremos menos casos de dengue. É importante a população manter a caixa d’água bem fechada e se atentar para a limpeza de calhas e quintais e cuidado com as plantas – destacou Jorge Rogério Dias Ribeiro, supervisor dos agentes de combate às endemias.

O público-alvo da vacina contra a dengue, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, também pode ser imunizado na Estratégia de Saúde da Família do bairro. Fora do Dia D, a vacina segue disponível para aplicação de segunda a sexta-feira, em todas as Clínicas da Família do município, das 8h às 17h. Aos sábados, a vacinação é realizada das 8h às 12h, em locais específicos: ESF Camorim, Jacuecanga, Provetá, Belém, Centro, Parque Mambucaba, Campo Belo e Bracuí – esta última, funcionando das 8h às 17h.

O Dia D de Mobilização contra a Dengue é uma iniciativa nacional que une Governo Federal, estados, municípios e a população no controle da doença.

– A escolha do Belém foi estratégica. É um bairro muito grande e que teve muitos casos de dengue no início deste ano. Nada mais propício do que fazermos a ação aqui, para lembrarmos a população da importância dos dez minutos semanais para o combate ao Aedes aegypti – conclui Jorge Rogério.